Exportação de café verde do Brasil em janeiro é recorde, diz Cecafé

A exportação de café verde do Brasil somou 3,05 milhões de sacas (60 kg) em janeiro, de acordo com o Conselho de Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).

De acordo com os dados da Cecafé, divulgados nesta segunda-feira (11), a exportação de café em janeiro representa uma alta de 20,3% quando comparado ao mesmo período do ano passado. Dessa forma, os embarques do produto foram recorde para o mês.

Saiba mais: Balança comercial registra superávit de US$ 1,06 bilhão em fevereiro

Além disso, os volumes totais, que inclui o café verde e o industrializado, apontou alta de 20,8% na mesma comparação, totalizando 3,285 milhões de sacas.

“As exportações de café do Brasil seguem em um ritmo intenso. Registramos um recorde histórico para o mês de janeiro, confirmando as estimativas. Esse resultado é reflexo de uma boa safra e da qualidade e competência da cadeia produtiva brasileira”, disse o presidente do Cecafé, Nelson Carvalhaes, por meio de nota.

Além disso, Carvalhaes acrescenta que a “expectativa é que o desempenho das exportações continuará positivo durante o restante do ano cafeeiro”.

Safra de soja

A safra de soja 2018/19 do Brasil, em colheita avançada, deverá somar 112,5 milhões de toneladas, de acordo com a AgRural nesta segunda-feira (11).

No entanto, a estimativa feita pela AgRural representa um corte de 4% da safra de soja em relação ao último mês.

Saiba mais: Safra de soja 2018/19 deve ser a menor dos últimos 3 anos, diz AgRural

De acordo com a consultoria, a redução acontece por conta das condições climáticas desfavoráveis que prejudicaram a plantação na fase de desenvolvimento.

Dessa forma, se a previsão se concretizar, o volume da safra será o menor do últimos três anos, ficando 5,7% menor que o recorde do plantio 2017/18 que totalizou 119,3 milhões.

Também em 2018, o café verde registrou seu recorde com uma safra de 31,52 milhões de sacas do produto que foram enviadas ao exterior. No entanto, o Brasil é o maior exportador de café.

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião