Expectativas de alta do PIB estão indo em direção a 4%, diz Campos Neto

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, disse nesta segunda-feira (24) que março registrou resultados positivos na recuperação da economia brasileira e apontou que diversas expectativas para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2021 estão indo em direção aos 4,00%.

 

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

Na semana passada, o Ministério da Economia atualizou sua projeção de alta do PIB neste ano de 3,20% para 3,50%.

Conforme o Relatório de Mercado Focus do BC divulgado nesta segunda-feira, a expectativa dos economistas do mercado para a economia este ano passou de alta de 3,45% para elevação de 3,52%. Há quatro semanas, a estimativa era de 3,09%.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O presidente do Banco Central disse também nesta segunda-feira que existe o questionamento em diversas economias sobre a eficiência de se fazer um programas grandes demais neste momento, quando a economia está se reativando com os programas de vacinação.

“Dados recentes dos Estados Unidos mostram que pessoas decidiram não procurar emprego e preferiram ficar em casa recebendo um cheque do governo. Há questionamento nos EUA sobre eficiência do programa de ajuda neste momento da pandemia”, afirmou, em evento digital promovido pelo eB Capital.

Mais uma vez Campos Neto chamou atenção pra o crescimento da dívida brasileira durante a pandemia. “Em termos de dívida bruta, o Brasil é o pior país no pós-crise. A dívida do mundo emergente aumentou muito, com mudança para mais detentores internos que externos. Isso ocorre em todos os emergentes, com exceção da China e outros asiáticos que têm conseguido capturar esses fluxos”, completou.

Boletim Focus eleva crescimento do PIB de 3,45% para 3,52% em 2021

Segundo o Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira (24), o Produto Interno Bruto em 2021 deverá crescer de 3,52%. A previsão é maior do que a da semana passada, quando o crescimento previsto era de 3,45%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

 

Há quatro semanas, o Boletim Focus indicava um crescimento do PIB de 3,09% em 2021.

As previsões para o PIB de 2022 pioraram. Os especialistas do mercado que participam da pesquisa semanal realizada pelo Banco Central indicaram um crescimento do PIB de 2,30%, contra uma previsão da semana passada de 2,38%. Para 2023 a previsão se manteve estável, com um crescimento de 2,50%.

Além do PIB, de acordo com o documento, a inflação também deverá subir esse ano. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2021 está previsto em 5,24%, contra uma previsão anterior de 5,15%.

Com informações do Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião