Embraer (EMBR3) propõe redução de salários de 25%

A Embraer (EMBR3) apresentou na última segunda-feira (6) propostas para redução de 25% dos salários e da jornada de trabalho de seus funcionários das áreas de engenharia e de linhas de produção. As medidas tem como objetivo enfrentar a crise da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Além disso, a fabricante de aeronaves brasileira pretende suspender temporariamente os contratos de trabalho (layoff) por 60 dias. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, os funcionários da Embraer que estiverem em home office terão a redução da jornada e salários por três meses, com estabilidade proporcional. Os outros funcionários teriam os contratos suspensos.

As informações são do Sindicato, a fabricante informou, em nota, apenas que há possibilidades de cortes durante o período da pandemia.

Saiba mais: Bolsa em queda livre!? Aproveita as maiores oportunidades da bolsa brasileira com nosso acesso Suno Premium

“A Embraer está negociando com diferentes sindicatos para tomar a decisão mais adequada para proteger os colaboradores do contágio pelo coronavírus e, ao mesmo tempo, manter atividades essenciais para atender clientes e a população, de forma, a preservar empregos e a continuidade dos negócios. As novas medidas ainda em discussão, incluem a possibilidade de redução da jornada de trabalho e suspensão temporária de contratos”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-1.png

Nesta terça-feira (7), o sindicato e a fabricante brasileira se reúnem para discutir as propostas. O metalúrgicos reivindicam os seguintes itens:

  • estabilidade de emprego
  • renovação da convenção coletiva
  • licença remunerada
  • os contrato que forem suspensos, garantia de 100% do salário líquido

Embraer retoma atividades

A Embraer anunciou no dia 30 de março que iria retomar as suas atividades em algumas áreas consideradas “críticas”. Dois desses setores são os de: fabricação de aeronaves e manutenção. A empresa, entretanto, segue com as férias coletivas de funcionários de outras áreas. As medidas tinham sido tomadas em razão da pandemia.

O retorno dos funcionários que estão em férias coletivas deve ser no dia 13 de abril. A fabricante também fez um grupo de trabalho para auxiliar na criação de equipamentos e soluções que possam ajudar no combate ao coronavírus no Brasil. Assim, a empresa está fabricando peças para a industria de ventiladores e respiradores.

“Diante da função essencial que o setor de transporte vem exercendo no mundo para o combate à covid-19, a Embraer decidiu retomar operações críticas ao atendimento das necessidades dos clientes, dos serviços públicos e da população”, informa a Embraer em nota.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião