Eletrobras (ELET3): negociação de acordo com o governo federal está avançando, afirma BBA 

O Ministério de Minas e Energia anunciou nesta quarta-feira (21) que planeja publicar três medidas provisórias (MPs) até o final da próxima semana para abordar questões-chave no setor de serviços públicos de eletricidade. Uma das medidas provisórias visa criar um arcabouço legal para permitir a securitização das parcelas do CDE (Conta de Desenvolvimento Energético) a serem pagas pela Eletrobras (ELET3) ao longo dos próximos 25 anos, utilizando esses recursos para reduzir as tarifas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

De acordo com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a alternativa de securitização seguirá em frente se a Eletrobras e o governo federal não chegarem a um acordo quanto ao pagamento antecipado das parcelas do CDE relacionadas à privatização da empresa. 

Em relatório, o Itaú BBA tem uma visão otimista sobre a probabilidade de um acordo potencial entre o governo federal e a Eletrobras na disputa de direitos de voto. “Com base em nossas interações recentes com várias partes interessadas, acreditamos que os acionistas da Eletrobras estariam dispostos a permitir que o governo federal nomeasse dois dos nove membros do conselho.”

Neste caso, o limite de 10% para os direitos de voto permaneceria inalterado e a Eletrobras concordaria com um pagamento antecipado do fundo CDE em relação ao cronograma de privatização de 25 anos. “A dívida é ajustada pelo WACC + inflação (IPCA + 7,3%), um pagamento antecipado não destruiria o NPV (Valor presente líquido)”, pontua o BBA. 

Segundo a casa, a securitização poderia ser uma forma para o governo federal encontrar alternativas de mercado para avançar nos pagamentos com o menor desconto possível. 

“Acreditamos que a negociação com o governo federal em relação a um acordo potencial está avançando e que a Eletrobras provavelmente já propôs um desconto no NPV das parcelas do CDE (R$ 26 bilhões) para antecipar os pagamentos. Esperamos que o governo tente avaliar se o desconto oferecido pela Eletrobras faz sentido em relação às alternativas de mercado”, dizem os analistas. 

O BBA ainda destaca que uma potencial securitização não reduz a probabilidade de um acordo na disputa de direitos de voto. Após conversar com várias partes interessadas, a casa acredita que as chances de um acordo ainda são boas e que isso faz parte do processo de negociação, com o governo federal tentando reduzir o desconto para avançar com as parcelas do CDE.

“Acreditamos que um acordo potencial na disputa de direitos de voto seria um gatilho positivo para a ação, eliminando um grande obstáculo”, afirma a equipe do BBA, que recomenda compra das ações da Eletrobras, com preço-alvo de R$ 59,56. 

Eletrobras abre processo seletivo de 340 vagas

Eletrobras (ELET3) abriu um processo seletivo para a contratação de 340 profissionais em diferentes posições.

Conforme o documento da companhia, as vagas da Eletrobras incluem várias subsidiárias e diversas localidades de todo o País.

As vagas são direcionadas para áreas operacionais, de manutenção e operação, e a profissionais de níveis técnico e superior.

Dentre os postos disponibilizados, de forma escalonada, estão:

As vagas são para posições efetivas via regime CLT.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Os interessados podem se candidatar e encontrar mais informações sobre o processo seletivo no seguinte endereço na internet: https://eletrobraspage.gupy.io/

Este é o quarto processo seletivo lançado pela companhia, sendo o primeiro de 2024. Os outros três foram realizados no ano passado.

Segundo a empresa, ao longo de 2023, foram contratados mais de 800 profissionais em todo o País.

Desde que foi privatizada, em meados de 2022, a companhia não realiza mais concursos públicos.

Eletrobras quis ‘oxigenar’ quadro de funcionários

Em busca de ganhos de eficiência e redução de custos, a empresa realizou dois Planos de Demissão Voluntária (PDV), voltados para cerca de 4 mil empregados, incluindo aposentados ou passíveis de aposentadoria.

Parte das posições, no entanto, vem sendo reposta.

A administração da Eletrobras afirmou, no início de 2023, que era preciso “oxigenar” o quadro de funcionários, cuja média de idade era alta.

Desempenho anual das ações da Eletrobras

Cotação ELET3

Gráfico gerado em: 22/02/2024
1 Ano

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Vinícius Alves

Compartilhe sua opinião