Eletrobras (ELET3) deposita R$ 924 milhões para descarbonização da Amazônia Legal

A Eletrobras (ELET3) depositou uma cifra de R$ 924 milhões para ajudar com a descarbonização da Amazônia Legal. A decisão foi informada nesta segunda-feira (5) pela companhia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

O depósito da Eletrobras foi feito pois é parte de obrigações previstas no processo de privatização da companhia.

Privatizada em junho de 2022, a Eletrobras ficou responsável até 2033 por alguns investimentos sociais que fazia no tempo de estatal.

Os recursos serão destinados à descarbonização da Amazônia Legal, buscando, ao mesmo tempo, a redução do custo de geração e a interligação de regiões remotas, que têm energia elétrica hoje basicamente produzida a partir do óleo diesel.

“As interligações de tais regiões remotas e os projetos de produção de energia elétrica com base em fontes renováveis na região amazônica reduzirão o consumo de diesel e diminuirão as emissões de gases de efeito estufa”, informou a Eletrobras em nota.

Já nas bacias dos rios São Francisco e Parnaíba, bem como nas áreas de influência dos reservatórios de Furnas, a empresa informou que a agenda de revitalização de recursos hídricos das bacias impactadas terá impacto positivo com aumento de recarga das vazões afluentes e flexibilidade operativa dos reservatórios das usinas hidrelétricas da Eletrobras.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

“Com o depósito da segunda parcela referente aos fundos previstos na lei nº 14.182/2021 a Eletrobras segue com o seu propósito de contribuir para a agenda de sustentabilidade e transição energética, atuando em consonância com as determinações dos Comitês Gestores para cumprir suas obrigações em prol da melhoria da qualidade de vida da população”, afirmou a Eletrobras.

As ações e projetos relativos à legislação, bem como premissas para auditoria, são aprovadas pelos Comitês Gestores, liderados pelo Ministério de Minas e Energia (MME), no caso da Amazônia Legal, e pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), para as ações de revitalização de bacias hidrográficas.

Desempenho das ações da Eletrobras

Cotação ELET3

Gráfico gerado em: 05/02/2024
1 Ano

Com Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião