Economia dos EUA supera expectativas e cresce 1,9% no terceiro trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu 1,9% no terceiro trimestre deste ano. As informações foram divulgadas pelo Departamento de Comércio, divulgadas nesta quarta-feira (30). Segundo o “Bloomberg”, a expectativa de especialistas era um crescimento de 1,6% dos EUA. Dessa forma, o temor sobre uma possível recessão norte-americana é mitigado.

Majoritariamente, o resultado positivo dos EUA é decorrente da continuidade dos gastos dos consumidores, que aumentou a uma taxa de 2,9%, excedendo as estimativas para um aumento de 2,6%. Para as empresas, o investimento fixo não residencial caiu para o menor nível desde o final de 2015.

Saiba mais: Receita Federal autua Renova Energia em mais de R$ 89 milhões

As exportações líquidas foram um entrave a uma maior expansão, recuando 0,08 ponto percentual, uma vez que os estoques elevados também influenciaram. Os gastos federais geraram um ganho no consumo do governo.

EUA, guerra comercial e taxa de juros

Os dados vieram a público poucas horas antes do Federal Reserve (Fed) possivelmente anunciar o terceiro corte seguido nas taxas de juros, com o objetivo de fomentar a expansão.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Na próxima sexta-feira (1), serão divulgados os dados empregatícios. Indícios de estabilização podem ser um bom sinal para o presidente estadunidense Donald Trump. O mandatário faz campanha em seu histórico econômico, no entanto, a guerra comercial com a China, que se arrasta há mais de um ano e o crescimento global instável tenham influenciado a expansão.

Segundo a “Bloomberg”, é improvável que os dados sobre o PIB influenciem a decisão do Fed sobre a taxa de juros, uma vez que as autoridades realizam a reunião em dois dias, iniciada na última terça-feira (29).

Confira: Arábia Saudita investirá US$ 10 bilhões em fundos soberanos no Brasil

No entanto, os integrantes do Banco Central dos EUA podem diagnosticar que a força do consumidor norte-americano, predominantemente, como a sustentação do crescimento é um sinal de desaceleração econômica.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião