AGENDA

Doria vence as prévias do PSDB e será o candidato tucano à Presidência

Doria vence as prévias do PSDB e será o candidato tucano à Presidência
João Doria vence as prévias do PSDB. Foto: Governo do Estado de São Paulo

O governador de São Paulo, João Doria Jr., venceu as prévias do PSDB e disputará a presidência da República nas eleições de 2022. O resultado foi anunciado pelo partido no começo desta noite após a eleição ter sido adiada na semana passada por problemas de estabilidade no aplicativo de votação.

Doria recebeu 53,99% dos votos dos filiados tucanos e superou o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que recebeu 44,66%. O ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, conquistou apenas 1,35% dos votos.

Essa foi a primeira vez que o PSDB realizou prévias para selecionar o nome para concorrer à presidência. Nas eleições passadas, os caciques do partidos escolhiam o candidato em reuniões internas. Desde a eleição e reeleição de Fernando Henrique Cardoso, em 1994 e 1998, o PSDB foi às urnas com José Serra, em 2002 e 2010, Geraldo Alckmin, em 2006 e 2018, e Aécio Neves, em 2014.

Doria terá o desafio de unir o partido após as prévias que elevaram as tensões entre grupos alinhados com o atual governador de São Paulo e os apoiadores de Leite e de Aécio Neves. Outro cacique histórico tucano, Alckmin, deverá deixar o PSDB e é cotado para ser vice do Lula.

No próximo ano, Doria deverá disputar a vaga no segundo turno contra Jair Bolsonaro, Lula, Ciro Gomes e Sergio Moro. Segundo a última pesquisa Ipespe, Doria possui 2% de intenções de voto contra 42% do petista e 25% de Bolsonaro. Moro e Ciro possuem 11% e 9%, respectivamente. A margem de erro é de 3,2 p.p..

A posição de azarão não é uma novidade para Doria, que, em 2016, conquistou a prefeitura de São Paulo começando a corrida eleitoral com apenas um dígito de intenção de votos. Dois anos depois, ganhou o governo do estado superando o Márcio França (PDB) no segundo turno.

 

Redação Suno Notícias

Compartilhe sua opinião

Comece 2022 investindo nos melhores Fundos Imobiliários

Baixar agora!