Doria diz que buscará comprador para fábrica da Ford que será desativada

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou que vai buscar um comprador para a fábrica da Ford em São Bernardo do Campo que será desativada até o fim do ano. O anúncio do encerramento das atividades foi feito nesta semana pela montadora.

Doria se reuniu na manhã desta quinta (21) com o presidente da Ford para a América do Sul, Lyle Watters. “Foi uma reunião longa e dura”, disse o governador. “[A decisão] é que o governo de São Paulo vai buscar um comprador para essa fábrica para a preservação do parque febril e dos empregos”.

Saiba mais: Fechamento de fábrica da Ford afeta até 24 mil trabalhadores

O tucano afirmou que o fechamento da unidade não será imediata, mas diluída ao longo de 2019. Será durante esse período que o governo estadual fará esforços para tentar manter a operação. “Não há preocupação imediata dos funcionários da Ford, na perda de seus empregos. Vai continuar normalmente. Ao longo desse período, o governo vai ajudar a Ford a encontrar um comprador para o parque fabril para que ali possam permanecer os trabalhadores, ainda que com uma nova marca assumindo o parque industrial”, declarou João Doria.

A montadora anunciou na última terça (19) o fechamento da fábrica em São Bernardo do Campo, onde são produzidos caminhões e o modelo Fiesta. A montadora afirmou que  medida é uma dos passos para “o retorno a lucratividade sustentável de suas operações na América do Sul”.

Saiba mais: Ford: CEO diz que tentou manter fábrica aberta, mas sindicato discorda

“A Ford está comprometida com a América do Sul por meio da construção de um negócio rentável e sustentável, fortalecendo a oferta de produtos, criando experiências positivas para nossos consumidores e atuando com um modelo de negócios mais ágil, compacto e eficiente”, informou Watters.

Saiba mais: Após assembleia, metalúrgicos da Ford entram em greve

A decisão de fechamento faz parte do plano de reestruturação global da Ford. Entre as medidas tomadas pela montadora para se reestruturar na América do Sul estão:

  • Corte em mais de 20% dos custos ligados aos funcionários e a estrutura administrativa;
  • fortalecimento da linha de produtos – em especial SUVs e picapes – que ganham cada vez mais a preferência entre os consumidores.
  • encerramento da produção do Focus na Argentina;
  • expansão das parcerias globais para desenvolver picapes de médio porte.
Guilherme Caetano

Compartilhe sua opinião