Dólar em alta devido recuo do PIB e tensões da guerra comercial

Nesta quinta-feira (30), o dólar opera em alta devido ao resultado do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, além de refletir as tensões do mercado externo.

Por volta das 9h15, o dólar registrava alta de 0,189% sendo negociado a R$ 3,9829. O mercado está reagindo à divulgação do PIB brasileiro que registrou um recuo de 0,2%.

Além disso, a guerra comercial continua no radar dos investidores. Na última quarta-feira (29), jornais chineses afirmaram que a China poderá utilizar terras raras como retaliação contra os Estados Unidos.

Ademais, o Banco Central quer autorizar contas em dólares no Brasil. O objetivo é de tornar o real em uma moeda totalmente conversível.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

PIB

Nesta quinta, foi publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) que o Brasil recuou 0,2% do seu PIB. Esse resultado é equivalente ao primeiro trimestre deste ano em comparação ao quarto trimestre de 2018.

Saiba Mais: PIB do Brasil tem queda de 0,2% no primeiro trimestre, diz IBGE

A retração é a primeira desde o último trimestre de 2016, quando registrou uma queda de 2,3%. As principais influências foram:

  1. indústria extrativa – recuo de 6,3%;
  2. setor industrial – queda de 0,7%;
  3.  agropecuária – retração de 0,5%.

“O incidente de Brumadinho e o consequente estado de alerta de outros sítios de mineração afetaram todo o setor “, afirma a gerente de Contas Nacionais do IBGE, Claudia Dionísio.

Guerra comercial

Na última quarta-feira, os jornais chineses afirmaram que as terras raras serão usadas como uma arma para a China na guerra contra os EUA.

É conhecido por “terras raras” um grupo relativamente abundante de  17 elementos químicos. Estes são utilizados em eletrônicos de alta tecnologia e até mesmo equipamentos militares.

“As terras raras se tornarão uma arma para a China reagir contra a pressão que os EUA colocaram sem nenhuma razão? A resposta não é um mistério”, afirmou o jornal nacional “Diário do Povo”.

Saiba Mais: Guerra comercial: empresas americanas arcam com tarifa de Trump, diz FMI

“Sem dúvida, o lado norte-americano quer usar os produtos fabricados pelas terras raras exportadas da China para conter e reprimir o desenvolvimento do país. O povo chinês nunca aceitará isso!”, acrescentou o jornal oficial do “Partido Comunista da China”.

Além disso, a mídia oficial chinesa, utilizou a expressão “não diga que não avisamos” que normalmente é usada para avisar seus rivais sobre grandes áreas de desacordo.

“Nós aconselhamos o lado norte-americano a não subestimar a capacidade do lado chinês de salvaguardar seus direito e interesses de desenvolvimento. Não diga que não avisamos você!”. No entanto, nenhum comunicado foi feito pelo presidente chinês, Xi Jinping.

BC quer autorizar contas em dólares

Na última quarta, o Banco Central (BC) divulgou que está estudando a possibilidade de autorizar a abertura de contas em dólares no Brasil. Ademais, a instituição quer adotar medidas para facilitar a abertura de contas em reais no exterior.

Saiba Mais: Banco Central quer autorizar contas em dólares no Brasil

O intuito principal do BC é permitir as condições para que o real se torne uma moeda totalmente conversível.

Última cotação

Na última sessão, quarta-feira, o dólar encerrou em queda de 1,195% sendo negociado a R$ 3,9761.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião