Dividendos da M. Dias Branco (MDIA3) serão elevados; entenda

A M. Dias Branco (MDIA3) anunciou, em fato relevante, uma elevação dos dividendos pagos aos seus acionistas.

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O documento divulgado pela companhia destaca que o conselho de administração aprovou uma nova política de remuneração aos acionistas. Com isso a companhia passará a distribuir 80% do seu lucro na forma de dividendos – ante 60% anteriormente.

O fato relevante também destaca um “aumento do valor fixado de R$ 0,05 para R$ 0,06 por ação para os pagamentos trimestrais”.

“Na hipótese de o quociente entre o endividamento líquido da Companhia e seu EBITDA (alavancagem) atingir o patamar de 1,5x ou mais no fechamento do exercício de referência, o percentual alvo passará a ser de 60%”, diz o comunicado da M. Dias Branco.

A companhia também destacou que fica mantida a frequência de 5 pagamentos anuais, sendo 4 pagamentos trimestrais e 1 pagamento anual referente ao valor residual após aprovação pela Assembleia Geral que deliberará sobre as demonstrações financeiras do exercício em referência.

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Resultado da M. Dias Branco no 3T23

A M. Dias Branco (MDIA3), uma das líderes do setor de massas e biscoitos, teve uma queda de 6,7% no seu lucro líquido no segundo trimestre de 2023 (2T23) em comparação com o mesmo período do ano anterior, conforme divulgado nesta sexta-feira (11).

Essa diminuição levou o lucro da M. Dias Branco para R$ 217,9 milhões e ocorreu apesar de um aumento na receita impulsionado por preços mais altos e volumes maiores.

A queda no lucro foi influenciada, em parte, pelo aumento do resultado financeiro negativo, que atingiu R$ 55 milhões, resultado do maior endividamento da empresa, que alcançou R$ 2,4 bilhões, bem como dos maiores custos associados à dívida.

No entanto, o Ebitda, um indicador que mede o resultado operacional da empresa, apresentou um aumento de 5,5% na mesma comparação, totalizando R$ 376,8 milhões.

A receita líquida da M. Dias Branco teve um crescimento de 14,1%, atingindo R$ 2,8 bilhões. Esse crescimento foi impulsionado pelo aumento do preço médio e dos volumes vendidos, que aumentaram em 5% e 8,5%, respectivamente.

A empresa destacou o desempenho positivo nas categorias de biscoitos e massas.

Além disso, a M. Dias Branco expandiu seus volumes em todas as categorias e registrou um crescimento notável de 65,5% na receita proveniente de “outras linhas de produtos”.

Esse aumento foi atribuído às aquisições estratégicas, como a Jasmine, que introduziu categorias e produtos com maior valor agregado ao portfólio da M.Dias Branco.

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Eduardo Vargas

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