Carteira de dividendos: BTG troca Vale (VALE3) por Petrobras (PETR4) e espera maior DY

Em revisão recente, o BTG Pactual (BPAC11) trocou as ações da Vale (VALE3) por papéis da Petrobras (PETR4) na sua carteira de dividendos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

“Optamos por retirar Vale devido a receios com retomada da atividade na China (mercado imobiliário segue fraco). A entrada de Petrobras é justificada pela nossa visão mais benéfica para Petróleo e momento positivo de dividendos da companhias”, dizem os analistas.

Além disso, a Cosan (CSAN3) entrou no lugar da Cyrela (CYRE3), considerando um “valuation atrativo” e uma “expectativa de resultado forte e dividend yield acima de 12%”

Outra mudança feita foi a saída da Energisa (ENGI11), que ocorre pela sua boa performance relativa no mês.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

“No seu lugar optamos por colocar Minerva (BEEF3), dado o valuation atrativo (a companhia está negociando com desconto de 11% para EV/EBITDA histórico) e expectativa de fortes resultados à frente (ciclo de gado mais benéfico no Brasil e demanda por bovino ainda resiliente)”, diz o BTG.

Carteira de dividendos do BTG:

A carteira de dividendos do BTG dá o mesmo peso para todos os ativos alocados, de 10%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Em parecer sobre o cenário atual, os analistas destacam que o fraco desempenho do Ibovespa nos últimos dois meses acentuou a diferença de valuation entre as ações brasileiras e outros mercados com melhor desempenho.

“Como os lucros das empresas brasileiras listadas têm sido bastante resilientes ultimamente, os níveis de valuation que estamos vendo agora estão bastante descontados. O Ibovespa está sendo negociado a 7,3x P/L projetado de 12 meses, dois desvios padrão abaixo dos níveis históricos”, diz o BTG.

“A última vez que negociou com tal valuation foi em 2005. Mesmo removendo Petrobras e Vale, os preços permanecem baixos, com o índice em 8,8x P/L projetado de 12 meses, dois desvios padrão abaixo da média. A última vez que o índice (ex-Petro e Vale) foi negociado nesse patamar foi em 2008-09, durante a crise financeira global”, segue, no relatório sobre dividendos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião