Alupar (ALUP11) e CPFL (CPFE3) entram na carteira de dividendos do BTG para julho

O BTG Pactual anunciou, nesta segunda-feira (3), que fez alterações em sua carteira de dividendos, recomendando novas ações para o mês de julho.

Para o mês foram inseridas as ações da Alupar (ALUP11), CPFL (CPFE3), Porto Seguro (PSSA3), Minerva (BEEF3) e Gerdau (GGBR4). Dessa forma, os papéis do Banco do Brasil (BBAS3), B3 (B3SA3), Tim (TIMS3) e BB Seguridade (BBSE3) foram retirados.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Dividendos maiores na Alupar

Os analistas do BTG avaliam que a Alupar, a partir da entrada em operação dos empreendimentos em construção, tem espaço para pagamentos maiores de dividendos nos próximos trimestres, tendo em vista sua nova política em vigor desde novembro.

“A empresa tem um ótimo histórico de alocação de capital, o que nos deixa tranquilos caso ela decida buscar crescimento adicional, principalmente os grandes valores a serem leiloados nos próximos dois anos. Suas ações estão sendo negociadas a uma TIR real de 7%”, dizem os analistas do BTG.

No caso das ações da CPFL, o banco espera outra parcela de dividendos a ser anunciada este ano, a depender dos processos de M&As em potencial.

Sobre a Porto Seguro, a equipe do BTG destaca o valuation atraente e um forte momento operacional, que pode impulsionar um bom desempenho das ações nos próximos meses. “Com o mercado aparentemente positivamente surpreendido com o desempenho da companhia, é razoável esperar revisões de lucros”, explica o relatório do BTG.

Gerdau: DY mais alto, segundo o BTG

Em relação à Gerdau, o BTG estima que o período de baixa rentabilidade provavelmente já passou, apesar dos contínuos desafios de aumento de preços. “A Gerdau se destaca como a ação com o suporte de valuation mais forte em nosso universo de cobertura, sendo negociada a apenas 2,5x o EBITDA para 2023 e oferecendo um yield do fluxo de caixa de atraentes de 20%. Estimamos um dividend Yield de 15% em 2023 (o mais alto em nosso universo de cobertura).”

Já a sobre a Minerva, um ciclo pecuário favorável juntamente com um valuation pouco exigente devem, segundo analistas, criar um pró-cíclico das ações.

Além dos citados, complementam a carteira do BTG: Itaú Unibanco (ITUB4), Engie Brasil (EGIE3), Vibra Energia (VBBR3), Vale (VALE3), Auren Energia (AURE3) e Petrobras (PETR4).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Carteira de dividendos do BTG Pactual: desempenho

Em junho, a carteira recomendada de dividendos do banco teve uma performance de 8,6% ante 8,8% do IDIV e 9% do IBOV.

Desde o dia 8 de novembro de 2019, a carteira acumula rentabilidade de 35,2%, contra 27,7% do IDIV e 9,7% do IBOV.

Ibovespa fecha em alta de 1,34%

O Ibovespa hoje (3) encerrou a sessão em alta de 1,34%, aos 119.672,78 pontos. A mínima do dia foi de 118.092,02 pontos, que foi a cotação de abertura, enquanto a máxima foi de 119.877,04 pontos. O volume financeiro totalizou R$ 21,3 bilhões.

Em junho, o índice registrou alta de 9%, sendo que no acumulado do ano subiu para 7,6%. Destaque também para os investidores estrangeiros que foram compradores líquidos de ações brasileiras na ordem de R$ 7,8 bilhões no mês passado.

Dividendos: Veja quais são as cinco maiores pagadoras do Ibovespa

Os dividendos são frequentemente um atrativo para investidores – especialmente pessoa física – selecionarem ações na hora de investir, de olho em um possível incremento da renda passiva.

Na bolsa brasileira, com o Ibovespa tendo grande participação de bancos e companhias de commodities, algumas companhias pagam dividendos polpudos, principalmente no comparativo com mercados estrangeiros.

Além disso, companhias elétricas e frigoríficos também mostram distribuições de proventos relativamente grandes.

A seguir, um ranking das cinco maiores pagadoras de dividendos, segundo dados atualizados do Status Invest. Foram consideradas somente empresas que integram o Ibovespa, o maior índice da bolsa de valores brasileira.

Vale destacar que, tal como a rentabilidade, os proventos altos não são necessariamente garantia de distribuições futuras.

O dividend yield (DY), indicador utilizado para o ranking, mensura a proporção entre a distribuição de dividendos dos últimos 12 meses ante a cotação atual das ações. (Ex: PETR3, com 43% de yield ficou de fora da lista)

Maiores pagadoras de dividendos do Ibovespa

Empresas que tiveram mais de uma ação no ranking tiveram somente a com o maior DY considerado

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Vinícius Alves

Compartilhe sua opinião