Daimler Truck, dona da Mercedes, quer rentabilidade de dois dígitos

A Daimler Truck, dona da Mercedes-Benz, almeja ser, até 2025, um grupo automotivo cuja margem de rentabilidade é medida na casa dos dois dígitos. Usando palavras da própria direção da empresa, “consertar” o negócio no Brasil — onde, a exemplo da Europa, o histórico de inconsistência financeira precisa ser “significativamente melhorado” — estará no centro desse objetivo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Nesta quinta-feira (20) durante apresentação a investidores e analistas de seus planos financeiros e de transição tecnológica nos próximos anos, a Daimler apontou os prejuízos no Brasil entre os desafios na busca por melhores resultados financeiros.

O diagnóstico é o de que a operação da Mercedes-Benz no País vem sofrendo por conta de seu próprio desempenho, mas também em razão de variáveis externas, como a forte depreciação do real — um grande problema já que há alta dependência de peças importadas nas fábricas brasileiras — e a instabilidade política.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O remédio, conforme mostrou nesta quinta a direção da montadora, tem sido implementar um programa de reestruturação cuja meta é reduzir a exposição cambial, a partir da maior localização de peças e aumento das exportações, cortar de forma rigorosa os custos fixos e diminuir em 10% o quadro de funcionários de áreas administrativas.

“Obviamente, não podemos mudar volatilidades externas, mas podemos construir um modelo de negócio mais robusto e resiliente”, comentou Karin Rådström, presidente mundial da marca Mercedes-Benz, posto que ocupa junto com a chefia das operações na Europa e na América Latina.

Ao compartilhar durante a apresentação as conclusões que chegou em 100 dias na liderança global da região, Karin classificou o Brasil, onde a Mercedes está presente desde a década de 1950, como um mercado “chave”, manifestando também confiança no País no longo prazo.

Contudo, ainda que tenha ganhado participação num mercado em declínio, ela ressaltou que a montadora de caminhões não tem sido capaz de melhorar, no mesmo ritmo, a sua rentabilidade no País.

Mercedes vai renovar portfólio

Além de medidas que visam a diminuir a sensibilidade do negócio a variações no câmbio, a Mercedes, frisou a CEO, está renovando o portfólio com produtos compatíveis às necessidades dos transportadores brasileiros. Revisar o desempenho da rede de concessionárias e dar maior foco a novas fontes de receita com prestação de serviço também são frentes nas quais a montadora vem trabalhando. No Brasil, suas fábricas estão em São Bernardo do Campo (SP) e Juiz de Fora (MG).

Observações duras também foram colocadas de forma explicita aos investidores em relação à operação do grupo na Europa. A perda da Mercedes-Benz tanto de mercado quanto de rentabilidade foi classificada por sua administração como “inaceitável” para uma marca que antes era referência no Velho Continente.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Na avaliação de Karin, ao mesmo tempo em que perdeu participação de mercado, os resultados financeiros da montadora na Europa foram para a “direção errada”. Sua conclusão é que a Mercedes perdeu conexão com os consumidores europeus, oferecendo a eles caminhões de perfeição tecnológica, mas muitas vezes sem observar as suas reais demandas. A montadora, salientou a CEO da Mercedes, não tem conseguido gerar, assim, receita em ritmo suficiente para diluir os crescentes custos de produção.

Até 2025, e tendo como referência o ano de 2019 — o padrão, portanto, de antes da pandemia —, a Daimler Truck vai reduzir investimentos e custos fixos em 15%. O corte de despesas inclui o enxugamento de 300 milhões de euros, até 2022, na folha salarial da Mercedes-Benz.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Já em relação à alocação de capital, a intenção é conduzir uma estratégia mais inteligente, com investimentos concentrados nos mercados e segmentos mais rentáveis, caso dos caminhões da linha pesada. Os recursos também serão direcionados em maior fluxo às tecnologias de propulsão elétrica.

Se tudo sair como espera o grupo – e caso, até lá, haja um ambiente de mercado favorável -, a Daimler chegará a 2025 com retorno, em relação ao total vendido no mundo, superior a 10%. Em anos típicos, o grupo fatura mais de 40 bilhões de euros com a venda de aproximadamente 500 mil caminhões e ônibus.

O Brasil é o maior mercado do mundo dos caminhões da marca Mercedes-Benz. No ano passado, quase 27 mil unidades foram vendidas pela montadora no País.

(Com Estadão Conteúdo)

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião