Coronavírus: OMS realiza 2ª reunião de emergência nesta quinta-feira

A Organização Mundial da Saúde (OMS) vai realizar nesta quinta-feira (30) a segunda reunião para avaliar se declara se o coronavírus é uma emergência internacional de saúde.

Na primeira reunião, semana passada, a OMS havia concluído que era muito cedo para declarar emergência internacional. Até aquele momento, apenas  cidadãos chineses estavam contaminados. Já na última segunda-feira (27), a organização classificou o coronavírus como “elevado risco internacional” e afirmou que a avaliação anterior de “moderado” foi um “erro de formulação”.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, informou que o preocupa é o aumento contínuo de casos e evidências de transmissão entre pessoas fora da China.

“Embora o número de casos fora da China seja relativamente pequeno, ele tem potencial para um epidemia ainda mais”, afirmou Ghebreyesus.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-1.png

Segundo a pesquisa do Instituto de Virologia de Wuhan, China, informou que uma análise sobre vírus revelou que a sequência genética do coronavírus é 96% idêntica à de um vírus encontrado em morcegos.

Em entrevista ao jornal chinês, os médicos do país asiático, afirmaram que o coronavírus tem a mesma origem que os vírus que foram encontrados em morcegos em 2017.

Brasil registra 9 casos suspeitos de coronavírus em 6 estados

Na última quarta-feira (29), o Ministério da Saúde informou que o Brasil tem nove casos suspeitos do vírus da China. Outras 33 notificações da doença foram apuradas pelo governo.

Os dados sobre a difusão do coronavírus são referentes ao período de 18 a 29 de janeiro. Os casos suspeitos estão localizados nos estados de:

  • Minas Gerais – 1
  • Rio de Janeiro – 1
  • Santa Catarina – 2
  • São Paulo – 3
  • Paraná – 1
  • Ceará – 1

“Nenhum de nós tem possibilidade de dizer com que velocidade esse possível surto irá se desenvolver no país. No momento atual, faremos uma campanha de recomendações do mesmo modo que fazemos no caso da influenza”, declarou João Gabbardo dos Reis, secretário-executivo do Ministério da Saúde, durante uma coletiva de imprensa.

Veja Também: Coronavírus: carteira de ações do BNDES encolhe R$ 5,8 bi com epidemia

Segundo o secretário, o governo não decidiu alguma medida durante o Carnaval por causa do coronavírus. Assim como os passageiros dos voos provenientes da China – cerca de 250 por dia – não serão bloqueados nos aeroportos brasileiros. Entretanto, o governo de Pequim já bloqueou o turismo internacional para tentar conter o coronavírus.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião