Coronavírus: número de mortos pelo vírus na China supera o da epidemia de SARS

Subiu para 811 o número de mortes em decorrência do coronavírus na China continental. Dessa forma, já são mais mortes registradas pelo novo vírus do que pela epidemia da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) em termos globais, em 2003.

No último sábado (8), a Comissão Nacional de Saúde da China anunciou 89 novas mortes causadas pelo vírus. No ano em que a epidemia de SARS ocorreu, 774 pessoas morreram.

O coronavírus já atingiu 37.198 pessoas. Dessas, 6.188 estão em caso grave. O aumento no número de casos de pessoas infectadas pelo coronavírus está se tornando um problema grave para o sistema de saúde da China. Dessa forma, dois hospitais já foram construídos por conta da epidemia e mesmo assim a China teme ter mais dificuldades para atender todas as pessoas que estão infectadas.

Veja também: Opinião: por que o coronavírus não iniciará uma crise econômica global

JP Morgan diminui previsão de PIB para 2020 por conta do coronavírus

O J.P. Morgan reduziu a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil de 2% para 1,9% em 2020. De acordo com o banco norte-americano, a redução é motivada pela rápida disseminação do coronavírus e seus efeitos na economia chinesa.

Para este ano, o J.P.Morgan cortou também o índice que mede a inflação (IPCA) de 3,7% para 3,4%, devido a recuperação mais lenta provocada pela queda dos preços internacionais das commodities por causa da economia chinesa mais fraca com a epidemia coronavírus.

O banco informou que 30% das exportações do Brasil são destinadas a China. Por este motivo o impacto negativo na economia chinesa afeta diretamente a economia brasileira.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

A expectativa é que os efeitos da epidemia do coronavírus sejam sentidos apenas no primeiro semestre. Para a segunda metade do ano se espera que as atividades ganhem fôlego. Dessa forma, o banco elevou a estimativa em 0,5% no segundo semestre. No entanto, esse aumento não evita uma redução na expectativa de crescimento para o ano de 2020, de acordo com o relatório do banco.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião