Zona do euro: Consultoria aponta possível estagnação na produção industrial

A produção industrial da zona do euro deve ter estagnado no começo deste ano, depois de cair no fim de 2020, diz a Capital Economics. Em relatório divulgado nesta segunda-feira, a consultoria britânica comenta que dados disponíveis referentes ao início de 2021 têm sido mistos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-1.png

“Por um lado, pesquisas de empresas sugerem que a produção continuou a se expandir rapidamente”, destaca Andrew Kenningham, economista-chefe para Europa da Capital.

Por outro lado, problemas com o fornecimento de semicondutores estão limitando a produção de carros, e rupturas comerciais – incluindo a do Reino Unido após o Brexit – terão afetado a manufatura”, acrescenta.

Segundo Kenningham, a perspectiva da indústria da zona do euro neste primeiro trimestre não é das melhores, mas o setor manufatureiro foi menos afetado pelos novos “lockdowns” relacionados à covid-19 do que parte do segmento de serviços, tornando uma queda significativa “improvável”.

Em dezembro, a produção industrial da zona do euro diminuiu 1,6% ante o mês anterior, de acordo com pesquisa da Eurostat divulgada mais cedo. Analistas consultados pelo The Wall Street Journal previam recuo menor, de 1%.

Produção industrial da zona do euro caiu 1,6% em dezembro

A produção industrial da zona do euro caiu 1,6% em dezembro ante novembro, segundo dados publicados nesta segunda-feira, 15, pela agência oficial de estatísticas da União Europeia, a Eurostat.

O resultado veio pior do que previsto por analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que esperavam queda de 1% na produção. Na comparação anual, a indústria do bloco reduziu a produção em 0,8% em dezembro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-1.png

Neste caso, a projeção do mercado era de redução de 0,5%. A Eurostat também revisou ligeiramente para cima sua estimativa para a produção industrial de novembro ante outubro, de ganho de 2,5% para alta de 2,6%.

As exportações da zona do euro subiram 1,1% em dezembro ante novembro, enquanto as importações diminuíram 0,3% no período, segundo dados com ajustes sazonais publicados nesta segunda-feira pela Eurostat, como é conhecida a agência de estatísticas da União Europeia.

Já o superávit da balança comercial da zona do euro aumentou de 24,9 bilhões de euros em novembro para 27,5 bilhões de euros em dezembro, também no cálculo com ajustes sazonais.

(Com Estadão Conteúdo)

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Redação Suno Notícias

Compartilhe sua opinião