Balanços da semana

Comércio internacional do G-20 atinge níveis recordes no 1º tri, diz OCDE

O comércio internacional do G-20 atingiu níveis recordes no primeiro trimestre de 2021, informou a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) nesta terça-feira (25). Segundo a entidade, as exportações e as importações cresceram 8% e 8,1%, respectivamente, no período, comparado com os três meses anteriores.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

A OCDE destaca que, com exceção do Reino Unido, todas as economias do G-20 tiveram crescimento do comércio entre janeiro e março, ajudadas pelo enfraquecimento do dólar e a recuperação dos preços de commodities.

Ainda de acordo com a Organização, os preços de agricultura e óleos vegetais aumentaram 10% na mesma base comparativa, com os preços de metais perto de níveis de 2011.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

A OCDE destaca que os principais beneficiários desse movimento foram:

  • Argentina,
  • Austrália,
  • Brasil,
  • África do Sul

Yellen diz estar trabalhando com G-20 por imposto corporativo mínimo global

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, declarou em abril estar trabalhando com o G-20 por um imposto corporativo mínimo global.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

O anúncio de Yellen ocorreu cinco dias após o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, propor elevação de impostos cobrados sobre grandes empresas para financiar um pacote de fomento à infraestrutura.

Em evento do Conselho de Chicago para Assuntos Globais, a secretária explicou que a medida tem como objetivo resistir a uma “guerra tributária”, em meio à possibilidade de migração de empresas dos EUA caso ocorra a aprovação da proposta de mais impostos.

“Precisamos trabalhar em conjunto contra as pressões da competição tributária. Juntos, podemos ter um imposto mínimo global sobre corporações, para garantir que a economia mundial prospere com base em um jogo moralmente nivelado, que estimule a inovação e o crescimento”, disse.

“Trata-se de garantir que os governos tenham sistemas tributários que gerem receita o suficiente para investir em bens públicos e responder às crises. E garantir que todos os cidadãos compartilhem de forma justa o fardo de financiar o governo”, concluiu Yellen sobre o projeto com o G-20.

Com informações do Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião