Renato Duarte

Alta da Selic: Por que diversificar pode salvar os seus investimentos agora?

Diversificação é a palavra chave nesse momento de alta de juros e inflação

O ajuste do Comitê de Política Monetária da taxa de juros Selic já era esperado pelo mercado diante da escalada da inflação, Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) que já acumula alta de 8,35% desde junho de 2020. De acordo com o Banco Central, ainda haverá um novo aumento nesse mesmo patamar para a próxima reunião do Copom.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Mas, algo que chamou a atenção no comunicado foi o seguinte trecho: “Neste momento, o cenário básico e o balanço de riscos do Copom indicam ser apropriado um ciclo de elevação da taxa de juros para patamar acima do neutro.” O que isso significa?

Nas últimas reuniões, o Copom havia sinalizado que seria oportuno considerar elevar a taxa Selic até um nível neutro, ou seja, buscando encerrar o ciclo de alta na taxa de juros em 6,5%, que o Banco Central considera o nível ideal para o equilíbrio da nossa economia. Porém, diante de um cenário com uma inflação elevada, o Copom está agindo de forma acelerada para atingir um nível acima do neutro, para garantir o cumprimento da meta para 2022.

Como sabemos, essas projeções carregam inúmeras incertezas, principalmente em um país com riscos fiscais e um cenário externo com riscos inflacionários, como temos acompanhado no caso dos EUA.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Por parte do investidor, o momento exige precaução, pois não devemos ter grandes variações de preços dos ativos dado esse aumento da taxa de juros, visto que o mercado já aguardava essa mudança. Agora é importante encontrar um equilíbrio entre investimentos com rendimento e risco menores, e por isso escolher em quais ativos se posicionar é de extrema importância diante desse cenário.

Ter uma gestão profissional neste momento, seguindo uma metodologia capaz de fazer uma curadoria destes investimentos e uma super diversificação baseada em tecnologia e dados históricos reais é o que possibilita fazer a escolha certa dos ativos que irão compor a sua carteira de investimentos. Ou seja, diversificação é a palavra chave nesse momento.

Um time de especialistas com interesses alinhados aos seus objetivos te ajudará a investir de acordo com seu perfil e respeitando seus objetivos financeiros, independente do momento do mercado. Com tecnologia e as combinações certas é possível montar carteiras diversificadas para que o investidor fique mais tranquilo com as suas aplicações, especialmente em horas como essa.

Mais do que facilitar a diversificação, o investidor terá acesso a uma carteira financeira desenvolvida de acordo com seu perfil e objetivos, com produtos e condições exclusivas para garantir resultados surpreendentes, sem conflito de interesses. Ou seja, poderá ter uma maior quantidade de ativos na carteira com estratégia e rentabilidade.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Nota

Os textos e opiniões publicados na área de colunistas são de responsabilidade do autor e não representam, necessariamente, a visão do Suno Notícias ou do Grupo Suno.

Renato Duarte
Mais dos Colunistas
Luiz Grubert Inflação, um inimigo sorrateiro

Quando falamos sobre investimentos, um dos primeiros conceitos que todo investidor deveria buscar entender é o conceito de inflação. A inflação nada mais é do que a pe...

Luiz Grubert
Piter Carvalho Começou o rali de fim de ano da Bolsa?

Será que já começou o rali de final de ano na Bolsa de Valores? Sim, e não precisou esperar dia 25 de dezembro para ele começar. Ano passado, por exemplo, ele começou ...

Piter Carvalho

Compartilhe sua opinião