Marcos Correa

Glossário das subscrições (parte 1)

Entendendo as Subscrições: Desvendando os Termos Fundamentais

Com a recente valorização do IFIX, que atingiu  3.000 pontos, e as cotações de vários fundos imobiliários ultrapassando seu valor patrimonial, as emissões começaram a ressurgir após um período de mercado em baixa. Por conta disso, vamos trazer neste Fiikipedia um glossário dos principais termos que você precisa saber para poder entender melhor o funcionamento de uma emissão de cotas.

Preço de Emissão: é o valor de custo da nova cota que está sendo emitida. É o que efetivamente entra no caixa do fundo após a emissão.

Preço de subscrição: este é o Preço de Emissão somado ao custo da emissão. É o valor que o investidor pagará para subscrever cada cota durante a emissão.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/07/Ebook-Fundos-Imobiliarios-Desktop.jpg

Data-base: também conhecida como Data Com ou Data de Corte, é o dia em que o fundo verifica quem são os cotistas para conceder-lhes direitos de preferência.

Direito de Preferência: todo cotista do fundo que tiver cotas até o final da data-base receberá uma quantidade de direitos de preferência. Cada direito de preferência permite adquirir uma cota durante a emissão.

Proporção de Preferência: é o valor utilizado para calcular a quantidade de direitos de preferência que um cotista receberá. Se a proporção for de 10%, o cotista receberá 10% da quantidade de cotas que ele tinha até o final da data-base, em direitos de preferência.

Período de Preferência: é o período em que o investidor pode informar à sua corretora que deseja exercer seus direitos de preferência.

Período de Negociação: é o período em que o investidor pode comprar e vender seus direitos de preferência para outros investidores por meio do home broker. Nem toda emissão tem esse período.

Período de Sobras: é uma segunda rodada semelhante ao Período de Preferência, mas com uma nova proporção (veja abaixo). Apenas aqueles que participaram do Período de Preferência poderão participar dessa etapa. Nem toda emissão conta com essa etapa.

Proporção de Sobras: uma nova proporção de preferência será divulgada pelo fundo para ser aplicada no Período de Sobras. O conceito é similar ao do Período de Preferência, porém, em vez de aplicar esta nova proporção na quantidade de cotas atualmente na carteira do investidor, ela deverá ser aplicada sobre a quantidade de direitos exercidos durante o Período de Preferência.

Montante Adicional: é um pedido adicional que pode ser feito simultaneamente ao Período de Sobras. Podemos chamá-lo de “Sobras das Sobras”, pois são os direitos que não foram exercidos no Período de Sobras. Nem toda emissão apresenta essa etapa.

Período Público e Restrito: é o período em que a emissão permite a compra de novas cotas para o mercado, mesmo que o investidor não seja cotista. Se for público, todos podem participar. Se for restrito, apenas investidores profissionais têm permissão.

No próximo Fiikipedia, semana que vem, traremos a segunda parte do glossário, com mais termos que podem ajudá-lo a participar das emissões com mais facilidade e menos dúvidas. Além disso, clicando aqui, você pode acompanhar gratuitamente todas as emissões de fundos imobiliários por meio da plataforma Suno Emissões.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Nota

Os textos e opiniões publicados na área de colunistas são de responsabilidade do autor e não representam, necessariamente, a visão do Suno Notícias ou do Grupo Suno.

Marcos Correa
Mais dos Colunistas
Fabio Louzada Fundos imobiliários: por que investir neles agora?

Recentemente, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) reduziu a taxa básica de juros, a Selic, para 10,75%. Esse é o menor patamar da taxa básica de ju...

Fabio Louzada
Juan Macedo Não seja um banana, diversifique

O título bem-humorado é consequência de uma reflexão sobre o uso no português da palavra “banana” como um substantivo que significa “pessoa sem energia” e “palerma”. T...

Juan Macedo

Compartilhe sua opinião