Marcos Correa

Aluguel variável em fundos de shoppings

Entenda como o aluguel variável pode beneficiar os cotistas de fundos imobiliários de shoppings durante datas comemorativas.

Aproveitando que estamos perto do Dia das Mães, explicaremos uma dinâmica menos conhecida, mas muito relevante, dos rendimentos dos fundos imobiliários do setor de shoppings.

Como a maioria das pessoas já sabe, os rendimentos dos FIIs de Tijolos são provenientes dos contratos de aluguel com seus inquilinos. Entretanto, no setor de shoppings há um componente adicional em suas receitas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/07/Ebook-Fundos-Imobiliarios-Desktop.jpg

Os fundos de shoppings cobram um aluguel mínimo de seus inquilinos, que seria o tradicional aluguel. Além disso, há também o aluguel variável, baseado na receita das empresas.

Portanto, se o faturamento das lojas ultrapassa uma determinada marca, o fundo também receberá uma participação desse resultado e poderá distribuir uma renda maior aos seus cotistas.

Sendo assim, o Dia das Mães, que é um dos principais feriados do ano para o varejo, assim como o Natal, costuma indicar uma receita maior para os lojistas e, consequentemente, para os fundos de shopping.

Historicamente, é possível notar que os fundos de shopping apresentam resultados superiores em maio e dezembro, justamente por conta das datas festivas citadas.

O lado positivo dessa dinâmica é que o fundo receberá mais receita em períodos fartos e absorverá o aluguel mínimo nos períodos de dificuldade para seus inquilinos, assegurando uma estabilidade para sua renda.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Nota

Os textos e opiniões publicados na área de colunistas são de responsabilidade do autor e não representam, necessariamente, a visão do Suno Notícias ou do Grupo Suno.

Marcos Correa

Compartilhe sua opinião