Marco Carnut

Últimas de Marco Carnut

Fugindo do Terraplanismo Econômico

Serão mesmo as criptomoedas “pirâmides” ou “golpes”, como alguns insistem em repetir? A resposta curta é: algumas sim, muitas talvez; mas as principais, não. A respost…

Irrastreável e inconfiscável, mas nem tanto

Ouve-se muito falar que o Bitcoin é irrastreável e inconfiscável. Mas, se buscarmos no Google por “apreensões de bitcoin” ou “largest bitcoin seizures” em inglês, vemo…

Fatos desconexos ou assimilação a todo vapor?

O Bank for International Settlements, conhecido como o “Banco Central dos Bancos Centrais”, publicou em dezembro de 2022 um documento chamado “Tratamento Prudente de E…

O Ano Novo de Satoshi

No dia 8 de janeiro de 2009, Satoshi Nakamoto anunciou, em um grupo de discussão na Internet, que congregava especialistas em criptografia, que a versão 0.1 do seu pro…

Onde Estará o Fim da Linha das Criptomoedas?

Toda vez que alguma corretora de criptomoedas desaba, os criptofóbicos renovam suas profecias da morte do setor, como recentemente fez Paul Krugman em um artigo intitu…

A Gravidez de Satoshi no Dia das Bruxas

No dia 31 de outubro de 2008, um tal de Satoshi Nakamoto, do qual ninguém tinha ouvido falar, publicou um artigo cujo título, traduzido para português, ficaria algo co…

A fusão do Ethereum e os benefícios de se tornar mais do mesmo

O Ethereum é a segunda maior criptomoeda do mundo e é simultaneamente muito parecida e muito diferente do Bitcoin. Neste artigo, vamos falar dessas semelhanças e difer…

Bitcoin e seus antecessores: contrários que se misturam e ritos de passagem

Somos todos viciados no “modelo bancário”: ainda na escola, aprendemos sobre dinheiro em espécie; e, já na adolescência, aprendemos sobre bancos, depósitos, saques. O …

Criptomoedas não valem nada, apesar de valerem muito

Reverberou pela Internet uma entrevista em que Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu, disse que “criptomoedas não valem nada, mas meu filho investe ne…

Resistência é Fútil: o Bitcoin Foi Assimilado

Ficou difícil negar que a era dos criptoativos chegou para ficar. Não só a quantidade de usuários (mais de 100 milhões), corretoras (centenas) e volume diário (mais de…

ANTERIOR