João Canhada

20.808 criptoativos: qual deles devo comprar? O paradoxo da escolha

“Qual criptomoeda comprar?” - Essa é uma das perguntas que mais recebo e ultimamente as escolhas estão cada vez mais difíceis. O que fazer?

“Qual criptomoeda comprar?” – Essa é uma das perguntas que mais recebo e ultimamente as escolhas estão cada vez mais difíceis. O que fazer?

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-2.png

O revelador experimento da geleia

Você já passou por uma situação em que as escolhas eram tantas que você ficou paralisado? Qual TV escolher? Qual monitor? Qual criptomoeda? Se sim, você não está sozinho e esta dificuldade de escolha tem um nome: paralisia de análise.

O fenômeno é tão interessante que, em 2001, um pesquisador da Universidade de Columbia e outro de Stanford criaram um experimento simples, mas revelador.

Certo dia os pesquisadores colocaram 24 variedades de geleia nas prateleiras do mercado, convidando compradores a provarem e depois, se quisessem, poderiam comprá-las. Noutro dia o mesmo foi feito – contudo, com apenas 6 variedades de geleia.

Qual o resultado? Os consumidores tinham 10 vezes mais propensão para comprar quando foram apresentados a menos escolhas.

Outra pesquisa da Universidade do Michigan mostrou que 73% das pessoas com 25 a 35 anos têm problemas com o excesso de pensar antes de tomar uma decisão.

24 geleias x 20.808 criptoativos

Então, se escolher entre 24 variedades de geleia já é complexo para a maioria de nós, imagine entre 20808 criptoativos.

Quando eu comecei no mercado, entre 2013/2014, tínhamos apenas algumas dezenas de criptomoedas e a maioria era apenas uma réplica do bitcoin.

Se você ver em um mercado livre que todos copiam uma determinada marca ou tecnologia, isso significa que provavelmente o produto original é excepcional. Isso acontece no setor de tecnologia (vide Apple x Samsung) no de alimentação (McDonald’s x Burger King) e em qualquer lugar com competição.

O bitcoin era a escolha óbvia. Mas, e agora?

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/1420x240.jpg

Qual criptomoeda comprar?

Com tantas opções a quantidade de estratégias e possibilidades de investimentos é gigantesca.

Uma das maneiras usadas por alguns fundos para decisão de investimento é focar em determinado mercado. Há fundos que só investem em empresas ESG, outros no setor imobiliário e por aí vai.

Portanto, a questão sobre qual criptomoeda comprar depende muito mais de uma análise dos seus valores, objetivos e quais riscos quer correr.

Por exemplo, o bitcoin é um ativo conservador quando falamos de atualizações e mudanças; diferente do ether (ethereum), que verá uma atualização grande em breve.

Como resultado, a volatilidade do ETH comparada ao BTC é ~1,5 vezes maior.

Por outro lado, o BTC tem uma dominância liquida do mercado de 62%, ou seja, é mais fácil para você trocar reais/dólares por BTC que por qualquer outra moeda.

Faça o seguinte exercício, pegue um papel e caneta e responda às seguintes perguntas:

  • Qual meu objetivo no mercado de criptomoedas?
  • Quais os riscos estou disposto a correr?
  • Qual setor do mercado quero comprar? Tokens de futebol, smart coins, meios de pagamento….?

Apenas isso já vai te ajudar a ter uma visão mais clara.

Agora, se você não tem ideia de qual criptomoeda comprar e apenas quer estar exposto ao mercado, então você pode começar testando a compra de uma pequena parcela de bitcoin. Isso porque a correlação entre o BTC e os principais criptoativos é alta, como podemos ver abaixo no gráfico de correlação dos últimos 90 dias:

Outro ponto importante é cadastrar-se em uma exchange que já faz uma avaliação prévia antes de incluir ativos ao público. Isso tende a reduzir o ruído e melhorar sua avaliação das possibilidades.

Por exemplo, aqui na Foxbit você pode comprar ativos de Bitcoin, XRP e Litecoin até precatórios digitalizados e tokens de carbono zero. A variedade é enorme, mas fazemos questão de avaliar cada um dos ativos na plataforma.

O que você não pode fazer é ficar paralisado: o custo de oportunidade gerado pelo excesso de escolhas fez com que muitas pessoas deixassem de comprar o melhor ativo da década: o bitcoin.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Nota

Os textos e opiniões publicados na área de colunistas são de responsabilidade do autor e não representam, necessariamente, a visão do Suno Notícias ou do Grupo Suno.

João Canhada
Mais dos Colunistas
João Canhada Há algo especial na atual febre das memecoins

Ainda no final do ano passado, eu e outros players do mercado de criptomoedas não falávamosde outra coisa, a não ser sobre os ETFs spot nos Estados Unidos e o próprio ...

João Canhada
João Canhada Não importa o que aconteça, os ETFs de Bitcoin já valeram o investimento

Os ETFs de Bitcoin (BTC) à vista nos Estados Unidos estão próximos de iniciar seu quarto mês de negociações. Nesse período – e até mesmo antes –, o que teve de gente f...

João Canhada

Compartilhe sua opinião