Eduardo Machado

O novo modelo de negócio focado no digital e os benefícios para o mercado imobiliário

A revolução tecnológica em curso no setor tem facilitado e agilizado o processo de compra, venda e locação, transformando a maneira como as ofertas são anunciadas

Quem acompanha o mercado imobiliário vem percebendo uma transformação importante e extremamente positiva no modelo de negócios adotado pelas construtoras e corretoras. Cada vez mais baseado em ferramentas de tecnologia avançada como análise de dados, realidade virtual e Inteligência artificial, esse modelo está migrando a passos rápidos para o digital. Hoje o contato pessoal entre cliente e corretor já pode ser exigido apenas a partir da fase de visita aos imóveis – previamente selecionados em uma consulta virtual. Até mesmo a parte burocrática, como a troca de documentação e assinatura de contratos, pode ser feita, com rapidez e segurança, de forma digital.

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A revolução tecnológica em curso no setor tem facilitado e agilizado o processo de compra, venda e locação, transformando a maneira como as ofertas são anunciadas, desburocratizando as transações e proporcionando aos clientes uma nova experiência no momento de realizar o sonho da moradia. Mas não fica restrito a essas experiências. Com a ajuda dos recursos disponíveis nas plataformas online, os clientes estão mais confiantes de que conseguirão fazer escolhas melhores recebendo direcionamentos de ofertas eficientes, considerando o perfil de cada um.

Em plataformas como o Meu Imóvel, o uso de sofisticado sistema de geolocalização permite considerar a busca a partir de um ponto de referência inicial (local de trabalho, por exemplo), considerando um raio de distância definido pelo usuário para identificar os melhores imóveis em mais de um bairro. Dessa forma, é possível visualizar imóveis que estão de acordo com o perfil do cliente e mas que não apareceriam em uma busca mais tradicional caso se restringisse à procura em um bairro específico, por exemplo.

Ao solicitar informações mais detalhadas sobre um empreendimento, o usuário pode ser atendido na plataforma, dependendo do produto, e receber respostas precisas graças ao mecanismo de IA, que é capaz de entender com precisão as perguntas, e não apenas enviar respostas pré definidas.

O investimento em recursos digitais de alta qualidade destaca-se como uma estratégia importante do mercado imobiliário para gerar eficiência entre as partes em compra, venda e locação, ao mesmo tempo, facilitar o dia a dia dos corretores, de forma que estes consigam centrar seu trabalho justamente na etapa presencial – a mais importante.

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Com toda essa gama de soluções sofisticadas, a indústria imobiliária começa, sem dúvida, a trabalhar de forma mais assertiva, caminhando para resolver seu maior problema, que é a deficiência na aproximação inicial entre clientes e corretores.

Esse mercado tem como característica trabalhar com uma grande variedade e quantidade de ofertas. Mas, ainda que cada tipo de imóvel seja projetado visando um perfil específico de comprador, uma das maiores dificuldades de quem atua nesse setor é conseguir ‘casar’ o imóvel certo com o cliente certo. O surgimento dessas tecnologias vem para sanar essa ‘dor’, tornando essa busca mais promissora.

*José Eduardo Machado é cofundador e CFO do Meu Imóvel, portal para a compra e venda de imóveis que oferece uma abordagem mais focada no cliente e ferramentas de geolocalização e Inteligência Artificial

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Nota

Os textos e opiniões publicados na área de colunistas são de responsabilidade do autor e não representam, necessariamente, a visão do Suno Notícias ou do Grupo Suno.

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