Bia Moraes

Sem tempo? Sem dinheiro! Como organizar as tarefas para cuidar das finanças

Organização é a palavra-chave. Não só quando o assunto é dinheiro, mas organizar o ambiente de trabalho, as tarefas domésticas, os momentos de lazer e o tempo em geral

Cuidar da casa, da vida profissional, social, dos filhos, da família e ainda do dinheiro e dos investimentos pode ser, na prática, bem mais complicado do que na teoria. Por isso, é comum vermos pessoas com desculpas que incluem a falta de tempo como empecilho para não se organizarem financeiramente.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Sabemos que muitos resultados vêm da vontade de sair da zona de conforto e buscar o que queremos, mas que isso não é fácil. Do contrário, não teríamos mais da metade da população brasileira endividada, como aponta o levantamento feito pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Evidente que os números elevados também são reflexo de diversos fatores ruins da economia, mas a falta de educação financeira e de cuidado com o dinheiro pioram esse cenário.

Como cuidar do dinheiro quando não se tem tempo?

Organização é a palavra-chave. Não só quando o assunto é dinheiro, mas organizar o ambiente de trabalho, as tarefas domésticas, os momentos de lazer e o tempo em geral faz com que tudo tenha espaço na sua vida, inclusive as finanças.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Então, separei 4 passos para organizaras suas finanças:

1. Identifique quanto você ganha
Por incrível que pareça, muita gente sequer sabe quanto ganha de fato, e saber esse número é indispensável para a criação de um orçamento possível e viável de ser cumprido. Caso tenha uma única fonte de renda, é fácil, mas se tiver múltiplas fontes, liste todas e crie uma média de ganho mensal.

2. Levante os gastos e despesas
Se muitos não sabem quanto ganham, podemos dobrar a quantidade de pessoas que não sabem quanto sai de seus bolsos todos os meses. Nessa hora, listar os gastos e despesas por categoria facilita o próximo passo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

3. Faça uma “faxina” nos gastos e despesas
Tendo em mãos os gastos listados por categorias, fica fácil identificar para onde o seu dinheiro está indo em excesso, e diminuir ou até cortar essas despesas.

Nesse momento, é preciso ter senso crítico para separar gastos necessários e essenciais de gastos supérfluos e desnecessários. Somente dessa forma é possível fazer sobrar dinheiro para conseguir guardar e investir, visando uma vida financeira mais saudável e tranquila.

4. Coloque as obrigações e atividades financeiras na agenda
Organizando as finanças pessoais para fazer sobrar dinheiro para investir e conquistar seus objetivos é a parte teórica. A prática é feita no dia a dia. E, por isso, pontuar as atividades e obrigações diárias na sua agenda é o que vai fazer com o que foi planejado seja cumprido.

Então, atividades como pagar aluguel, investir, revisar objetivos podem estar dentre suas tarefas diárias, porque dessa forma garantimos a execução, resultados no longo prazo e, assim, a falta de tempo deixa de ser um problema.

Dedicar uma parte do seu dia, semana ou até mês para cuidar do seu dinheiro é importante. Dessa forma, não é necessário abrir mão de momentos de diversão e lazer, pois tudo será programado de forma que não falte tempo para nada – no longo prazo, o resultado desse hábito pode resultar em ainda mais momentos de tranquilidade.

Como fazer o cuidado com o dinheiro virar automático

Além de incluir na rotina, para fazer com que o cuidado com o dinheiro vire hábito, é indicado que você comece devagar. A melhor estratégia para isso, segundo o livro O Poder do Hábito, é adicionar novos hábitos à sua vida aos poucos.

Mudar a completamente a rotina do dia para a noite com novos afazeres não é sustentável e pode se tornar um fardo. Por isso, na prática, você pode começar seguindo o passo a passo.

A importância de cuidar do dinheiro e investir

O grande motivo por trás desse cuidado é só um: conquistar objetivos e sonhos. Acumular patrimônio para independência financeira, criar uma reserva de emergência, viajar, casar, ter filhos, comprar casa ou carro. Esses são alguns exemplos de objetivos comuns que estão por trás e servem de motivação para que você cuide do próprio dinheiro.

Essa não é uma tarefa simples, já que somos seres impulsivos sempre dispostos a gastar para saciar vontades e desejos de consumo momentâneos. Por isso, ter um porquê diminui a tentação de gastar no presente para conquistar algo valioso no futuro.

Para ajudar, em vez de acumular e juntar o dinheiro na conta, você pode estabelecer uma quantia mensal que será destinada aos seus sonhos, e investir esse valor numa corretora, por exemplo.

Essa prática é excelente por dois motivos: você tira o dinheiro do alcance rápido, o que te impede de gastar com tentações do dia e dia, investe com maior potencial de multiplicação e acelera suas conquistas.

Cuidar do próprio dinheiro pode parecer difícil, mas ao sair da zona de conforto com essas dicas, você vai alcançar seus objetivos no longo prazo e conquistar seus sonhos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/06/78866cc1-banner-home-6-4.jpg

Nota

Os textos e opiniões publicados na área de colunistas são de responsabilidade do autor e não representam, necessariamente, a visão do Suno Notícias ou do Grupo Suno.

Bia Moraes
Mais dos Colunistas
Luiz Santos Invista sem a ajuda de um profissional!

Calma, investidor, esse título foi apenas para chamar a sua atenção para um assunto muito importante e relevante para o seu planejamento financeiro, fiscal, tributário...

Luiz Santos
Diogo Angioleti O futuro financeiro começa no berço: oriente pequenos poupadores para que se tornem grandes investidores

Quando olhamos para nossas crianças brincando despreocupadamente, quem imagina que nelas reside o potencial para se tornarem mestres nas suas finanças? Sim, é provocat...

Diogo Angioleti

Compartilhe sua opinião