Cielo tem queda de 40% no lucro líquido do 1º trimestre

A Cielo (CIEL3) encerrou o primeiro trimestre de 2019 com um lucro líquido ajustado de R$ 548,5 milhão. O número é 40,4% menor do que o registrado no ano passado (R$ 920,5 milhões).

Por outro lado, a receita fechou estável, com R$ 2,773 bilhões. De acordo com a Cielo, o resultado decorre do aumento na captura do volume de 3%, além da adequação do patamar de precificação ao mercado.

Saiba mais: Cielo cai 9% na Bolsa após novo capítulo da guerra das maquininhas

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) teve queda de 34%, saindo de R$ 1,242 bilhão para R$ 820,7 milhões. A margem da Ebitda caiu 15 pontos percentuais, chegando a 29,6%.

 

De acordo com a Cielo, a base ativa de cliente teve uma elevação de 5,7% em relação ao primeiro trimestre de 2018, com 1211 entre janeiro e março. Em relação ao quarto trimestre de 2018, o aumento foi de 1,9%.

Desde novas concorrentes surgiram no setor, a Cielo vem perdendo mercado. Porém, os resultados desse trimestre demostram que a empresa deixou de perder market share.  “É um bom sinal, mas não é uma corrida de cem metros”, disse o presidente da empresa, Paulo Caffarelli.

“Não estamos só sendo atacados, estamos atacando também”, disse Caffarelli. De acordo com o CEO, a empresa está trabalhando para diminuir as taxas de aluguel, a taxa MDR e a antecipação com o objetivo de baratear o preço final.

“Não abriremos mão da liderança, mas a Cielo de R$ 4 bi de lucro não existe mais, o mais importante é ser competitivo”, complementa. A empresa tem uma taxa de captura de 1,6 mil clientes por dia, e a expectativa é que esse número chegue a 2 mil.

Lucro 30,6% inferior ao ano passado

A Cielo está enfrentando há anos uma redução de seus lucros. A empresa de pagamento eletrônico anunciou um lucro líquido de R$ 724,1 milhões no último semestre de 2018. O montante foi 30,6% inferior ao do ano ano anterior, quando tinha sido de R$ 1,043 bilhão.

No acumulado de 2018, a empresa obteve uma receita de R$ 3,286 bilhões equivalente a um baixa de 19% em relação ao ano anterior, onde somou R$ 4,056 bilhões.

Saiba mais: Bradesco não vai fechar capital da Cielo, afirma presidente do banco 

Essa é a primeira vez que a empresa aponta queda em seu lucro anual, desde 2009, quando abriu capital na bolsa.

Conforme o relatório que acompanha as demonstrações financeiras, a companhia afirma que o ano de 2018 foi “repleto de desafios e com mudanças relevantes dentro e fora” da organização.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2022/08/Banner-Noticias-1000x325-11.png

A empresa está sob novo comando desde novembro, quando Paulo Caffarelli, ex-Banco do Brasil, ocupou a vaga de Eduardo Gouveia.

De acordo com a Cielo, durante o ano passado o mercado de meios de pagamento foi muito competitivo, por conta do processo de abertura do segmento e também de novas regulamentações. No entanto, a companhia diz que vai buscar novos segmentos do setor para se reafirmar na liderança.

Vale a pena entrar no IPO do Uber? Clique aqui e confira o relatório gratuito

Renan Dantas

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno