Balanços da semana

Cielo (CIEL3) dispara 8% após BC autorizar transferências via WhatsApp

As ações da Cielo (CIEL3) dispararam após a abertura do mercado na manhã desta quarta-feira (31), liderando as altas do Ibovespa. Os investidores da companhia receberam com otimismo a autorização do Banco Central para a implementação do programa de pagamentos vinculado ao aplicativo de mensagens WhatsApp (Programa Facebook Pay).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Por volta das 12h, as ações da Cielo subiam 8%, para R$ 3,86, enquanto o índice acionário brasileiro tinha uma leve alta de 0,07%. Em fato relevante divulgado na manhã desta quarta, a companhia disse que “se insere como prestadora de serviços, no que se refere às funções de transferênciade recursos entre usuários” dentro do programa Facebook Pay.

Qualquer posicionamento sobre o programa, contudo, deve ser transmitido pelo Facebook e pelas bandeiras Visa e Mastercard, idealizadoras do negócio, informou a empresa.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

A Cielo reiterou que as aprovações referem-se exclusivamente a transações de transferências, e que manterá o mercado informado sobre quaisquer atualizações sobre o tema.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

“A alta de hoje também é reflexo dos últimos resultados da Cielo. A companhia tem apresentado dificuldades na operação, queimando muito caixa e não conseguindo acompanhar o desenvolvimento tecnológico. Então a notícia de hoje, mesmo que não seja novidade, dá um fôlego”, disse Henrique Esteter, analista da corretora Guide.

“Minha visão é positiva, embora não seja um case que nos atrai, sobretudo pelas incertezas com a companhia no setor.”

No ano passado, a Cielo e o Facebook chegaram a negociar um sistema de pagamentos que funcionaria por meio do WhatsApp. No dia do anúncio da ferramenta, as ações da Cielo chegaram a subir 35%. Posteriormente, entretanto, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) barrou o negócio.

Junto ao Banco Central, a autarquia pediu esclarecimentos sobre a estrutura de remuneração dos serviços. Após as explicações, a autoridade monetária autorizou a retomada da parceria em fase de testes, identificando que não haveria risco ao Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).

Roberto Campos Neto, presidente do BC, disse à Agência Brasil na última terça que a funcionalidade deve entrar em vigor em breve. “Vejo um casamento entre mídia social e o mundo de finanças, os controladores têm de entender como regular, enfrentar e o que significa para competição na sociedade.”

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Cielo recomprará 7 milhões de ações

O Conselho de Administração da Cielo aprovou na última quinta-feira (25) a abertura de um novo programa de recompra de ações. Poderão ser adquiridos até 7.032.041 de papéis ordinários, disse a empresa em comunicado.

O programa terá o prazo de vigência de 6 de abril deste ano até 12 de abril de 2022. A compra das ações será realizada a preços de mercado, diretamente em Bolsa, com a intermediação da corretora Ágora.

No quarto trimestre do ano passado, a Cielo teve um lucro líquido de R$ 298,2 milhões, agradando especialistas do mercado. Mesmo com a disparada dessa manhã, entretanto, as ações da empresa ainda estão em campo negativo em 2021.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião