China faz maior lockdown da pandemia após surto de Covid-19

Conforme nota oficial do centro financeiro de Xangai, na China, cidade terá um lockdown de duas etapas para realizar testes de Covid-19 durante o período de nove dias.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Isso acontece após a cidade, que é uma das maiores da China, reportar um novo recorde diário de infecções assintomáticas de casos de Covid-19.

No sábado (26), foram reportados 2.631 casos de coronavírus, volume que corresponde a 60% das novas infecções sem sintomas registradas no mesmo dia em todo o país.

Essa crescente de infecções já vem de cerca de um mês, apesar de a China ainda ter números menores do que de outros países.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Por conta de ser um centro financeiro de uma das maiores economias, até então as autoridades resistiam à ideia de um lockdown.

Com as novas medidas, o transporte público nessas áreas será suspenso, segundo informe do governo da cidade em sua conta oficial do WeChat. Além disso, ‘veículos não aprovados’ não serão permitidos nas estradas.

As autoridades também afirmaram que todas as empresas e fábricas vão suspender a manufatura ou trabalhar de forma remota durante o lockdown.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

A exceção são as que estão rotuladas como essenciais – de serviços públicos ou que atuem no fornecimento de alimentos.

“Pedimos ao público que apoie, compreenda e coopere com o trabalho de prevenção e controle da epidemia da cidade e participe dos testes de maneira ordenada”, disse o governo da China.

Como funcionará o lockdown na China

A parte Leste da cidade ficará sob restrições de a partir desta segunda (28) até o dia 1º de abril, enquanto no lado Oeste as medidas vão vigorar de 1º a 5 de abril.

Até então, as autoridades governamentais tinham restrições que eram baseadas na triagem por bairros. Contudo, Xangai se tornou um dos principais campos de testes diante da estratégia de “Covid zero” na China.

Com o avanço da variante Ômicron, residentes questionaram a eficácia do modelo sanitário, já que os ciclos de testes eram considerados “intermináveis”.

Em outras cidades da China, milhões de pessoas haviam sido submetidas a lockdowns e duras medidas restritivas mesmo com poucos casos da doença.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião