Carro importado pode ficar mais barato após governo cortar imposto em 18%

Uma nova regulamentação na compra de carro importado foi publicada pela Câmara de Comércio Exterior (Camex), nesta quarta-feira (2), no Diário Oficial da União (DOU).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

A decisão impactará não só a compra de um carro importado. mas também todas as alíquotas do Imposto de Importação de veículos.

A medida vale pelo prazo de até dois anos, e impactará em 18% de redução nos semidesmontados ante 16% nos completamente desmontados – conhecidos como SKDs e CKDs e deve levar à redução do preço dos carros importados.

Todos aqueles que quiserem solicitar a concessão da redução no imposto devem fazer seu pedido até o fim de 2022 em documento enviado à Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação do Ministério da Economia, via Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

O prazo poderá ser prorrogado mediante decisão do Comitê Executivo de Gestão da Camex.

Segundo a normativa da Camex, agora poderá ser concedida redução tributária a carros e veículos comerciais leves de um modo geral sem produção nacional equivalente,

São contemplados veículos com até 1.500 Kg de capacidade de carga, desmontados ou semidesmontados.

Ainda segundo o documento da Camex, a redução da alíquota do Imposto de Importação será aplicada somente para a importação de veículos novos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Essa concessão levará em consideração o segmento de produto automotivo do pleito apresentado, os resultados de consulta pública, o nível de montagem (CKD ou SKD) e o alinhamento à política automotiva vigente.

Além do carro importado, jet skis aéreos terão imposto zerado

No mesmo documento, a Camex zerou o Imposto de Importação cobrado sobre motos aquáticas, os jet skis.

A alíquota original incidente sobre o produto é de 20%. A retirada do imposto se dá pela inclusão do item na Lista de Exceções Brasileiras à Tarifa Externa Comum do Mercosul (Letec).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Também foi zerada a tarifa de importação que recai sob balões e dirigíveis, planadores, asas voadoras e outros veículos aéreos, não concebidos para propulsão a motor.

Assim como as motos aquáticas, há um imposto de 20% nesses itens.

Por fim, fora da resolução que recai sobre motos, aéreos e o carro importado, a Camex inclui cartões de memória (memory cards) na Lista de Exceção à TEC de Bens de Informática e Telecomunicações (Lebit), subindo a tarifa de 2% para 14,4%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/09/960x136-1-1.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião