Cápsula da SpaceX, empresa de Elon Musk, retorna com sucesso à Terra

Uma cápsula não tripulada da SpaceX retornou à Terra com sucesso nesta sexta (8). O veículo, chamado Crew Dragon, caiu no Oceano Atlântico após permanecer durante a última semana na Estação Espacial Internacional.

A cápsula da SpaceX, empresa de sistemas aeroespaciais do bilionário Elon Musk, tinha um escudo para protegê-la do calor das altas temperaturas da entrada na atmosfera terrestre. Quatro paraquedas acoplados ao módulo ajudaram a amortecer sua queda na água, a cerca de 450 quilômetros da costa da Flórida. O pouso foi feito às 10h45 do horário de Brasília.

Saiba mais: Uso de maconha pode custar a Elon Musk autorização do Pentágono

A missão, segundo a empresa, se deu conforme o planejado. A Crew Dragon concluiu a etapa para que a agência espacial dos Estados Unidos aprove voos tripulados no veículo. Musk demonstrou certa ansiedade sobre como a cápsula iria lidar com a volta à atmosfera, dado que o escudo anticalor do veículo tem um formato um pouco irregular, que poderia gerar instabilidade em velocidades supersônicas.

Saiba mais: Tesla fecha lojas físicas para iniciar vendas do Model 3, promessa de Musk

O diretor de gerenciamento de missões tripuladas da SpaceX, Benjamin Reed, conversou com a Nasa momentos após o pouso da cápsula. “Eu vivi uma incrível jornada até chegar neste momento. As equipes fizeram simplesmente um trabalho incrível”, disse ele, referindo-se ao fato de que tanto a SpaceX quanto a Nasa trabalharam juntas no projeto. “Eu não consigo acreditar que a missão deu tão certo. Praticamente tudo em cada ponto funcionou muito bem”.

Saiba mais: Elon Musk nomeia desconhecido como diretor financeiro da Tesla

Os Estados Unidos não enviam astronautas à órbita terrestre desde o fim do Programa de Ônibus Espaciais, em 2011. A Nasa agora espera acabar com esse hiato de oito anos com a introdução de dois novos sistemas de transporte comercial – o Crew Dragon e um segundo veículo que está sendo desenvolvido pela fabricante Boeing.

O primeiro voo tripulado do veículo da SpaceX pode ocorrer em julho, embora essa data provavelmente caia no verão, já que a equipe de engenheiros trabalha nas análises do pós-voo.

Guilherme Caetano

Compartilhe sua opinião