Brexit: UE e Reino Unido retomam negociações para acordo neste domingo

As negociações sobre um acordo comercial entre a União Europeia (UE) e o Reino Unido após o período de transição do Brexit, que termina no dia 31 de dezembro, serão retomadas neste domingo (6) em Bruxelas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

O anúncio sobre as negociações do Brexit foi realizado pelo primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Apesar do progresso, que vem ocorrendo em diversas áreas, três pontos ainda não foram decididos, sendo eles:

  • Os direitos de pesca em águas britânicas,
  • As regras de governança para garantir que o acordo seja cumprido após sua ratificação
  • Mecanismos para garantir igualdade na competição entre empresas da UE e Reino Unido

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Além disso, na sexta-feira (4), representantes das duas partes buscavam um acordo, contudo, Michel Barnier, o negociador-chefe da UE, e David Frost, o líder da equipe do Reino Unido, declararam que o impasse em torno desses pontos se mantém.

No sábado (5), Johnson e Leyen dialogaram por telefone, informando que “Ambos os lados sublinharam que nenhum acordo é viável se essas questões não forem resolvidas”.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Brexit: BoE revela preocupação com a possibilidade de não haver acordo comercial

O presidente do Banco Central da Inglaterra (BoE), Andrew Bailey, falou no dia 12 de novembro sobre o Brexit. O mandatário expressou preocupação diante da possibilidade de o Reino Unido deixar a União Europeia sem um acordo comercial, entretanto, afirmou que o sistema bancário já está preparado.

Bailey declarou durante painel, ao lado de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed) e Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE), esperar que ” se houver um acordo comercial, haja um espírito de boa vontade em torno disso e que algumas das mudanças inevitáveis de processos que vão atrapalhar as coisas em termos de ajustes sejam administradas sem problemas”.

Diante disso, “Eu ficaria mais preocupado se não houvesse um acordo comercial porque esse espírito de cooperação poderia não ocorrer”, completou o presidente ao falar sobre o Brexit.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião