Bolsonaro vai ao Congresso entregar proposta da reforma da Previdência

O presidente Jair Bolsonaro irá pessoalmente ao Congresso Nacional entregar a proposta de reforma da Previdência. A informação foi dada nesta segunda (18) pelo secretário da Previdência e Trabalho, Rogério Marinho.

O secretário, entretanto, não deu detalhes acerca do horário em que Bolsonaro vai apresentar o texto da reforma da Previdência aos parlamentares.

Saiba mais: Reforma da Previdência: Confira quais são os cenários para 2019

O presidente bateu o martelo na última quinta (14) sobre as idades mínimas da reforma da Previdência: 65 anos para homens e 62 anos para mulheres. A implementação da idade mínima se dará após um período de 12 anos de transição do atual regime previdenciário. A previsão, na quinta-feira, era de que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) fosse assinada pelo presidente na próxima quarta (20), segundo Rogério Marinho.

Saiba mais: Guedes deseja cortar a isenção previdenciária de exportador rural

Alguns pontos da proposta da reforma previdenciária foram foco de muita divergência dentro do governo. A equipe de Guedes havia pedido uma idade mínima de 65 tanto para homens quanto para mulheres. Bolsonaro, por sua vez, queria uma idade de 60 anos para mulheres. Além disso, os economistas defendiam um período de transição de dez anos. O presidente, um período de 20 anos.

Outra questão envolveu muita disputa entre as diferentes alas do governo. Os militares resistiram em serem inclusos na reforma, ao passo que a equipe econômica, e outras figuras como o próprio vice-presidente Hamilton Mourão, defendiam a inclusão da categoria no projeto. Defensor dos direitos dos militares durante toda a sua atuação como deputado, Bolsonaro hesitou em incluí-los na reforma, mas acabou cedendo.

Saiba mais: Alcolumbre quer acompanhar reforma da Previdência com subcomissão

O presidente fará um pronunciamento ao País na quarta-feira, além de entregar o texto do projeto aos parlamentares. Segundo o Marinho, Bolsonaro vai falar sobre a importância da reforma da Previdência e de que forma a proposta será debatida no Congresso.

Guilherme Caetano

Compartilhe sua opinião