Bolsas mundiais negociam no azul com queda do VIX, índice do medo

As bolsas mundiais operam em alta na manhã desta quarta-feira (3). Os movimentos tanto na Europa, como na Ásia e os índices futuros dos Estados Unidos indicam um dia positivo para os investidores, com a queda do VIX, conhecido como “índice do medo”, que mede a volatilidade dos mercados.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Por volta das 7h20, o S&P 500 subia 0,67%, para 3.893,38 pontos. A Nasdaq, por sua vez, avançava 0,73%, para 13.150,50 pontos. As bolsas mundiais observam o recuo do VIX nos últimos dias, mesmo com o sobe e desce dos mercados à vista, sobretudo os norte-americanos.

Desde a última quarta (24), o indicador do medo dos investidores caiu 1,34%, tendo caído mais de 16% somente na segunda (1). Hoje, o indicador é cotado a 22,73 pontos — vale lembrar que no auge na pandemia, há quase 12 meses, o VIX ultrapassou os 80 pontos, um dos patamares mais altos da história.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Os futuros norte-americanos sobem na expectativa por números dos serviços na economia e um relatório de empregos no setor privado.

Os índices indicam para alta após o sino de abertura, mesmo com o aumento do rendimento dos títulos de 10 anos do Tesouro estadunidense. Os títulos, que tem chamado atenção nas últimas semanas, foram responsáveis pela aversão ao risco dos investidores nos últimos pregões.

Entretanto, a expectativa pela aprovação do novo pacote de estímulos pelo presidente Joe Biden apaga as preocupações, mesmo as relacionadas à pressão inflacionária de curto prazo — uma vez que é indicativa de recuperação econômica mais forte do que o previsto.

Na Europa, o Stoxx Europe 600 sobe e deve encerrer o terceiro pregão de alta consecutivo. Ele já negocia a patamares acima do período pré-pandêmico. Na Ásia e Oceania, os mercados tiveram desempenho positivo em Hong Kong e China e subiram na Austrália, onde os dados mostraram que a economia manteve sua rápida recuperação nos últimos três meses do ano passado.

No mercado de commodities, o barril de petróleo Brent avançou após uma sequência de três quedas consecutivas. Já o Bitcoin, voltou a ser negociado próximo da marca de US$ 49 mil, se recuperando da baixa dos últimos dias. Em sua máxima histórica, a criptomoeda chegou a ser negociada a cerca de US$ 58 mil.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Desempenho das bolsas mundiais

Confira o desempenho das principais bolsas mundiais por volta das 7h35:

As bolsas mundiais voltam a demonstrar otimismo na abertura de março, assim como no início do mês passado. A espera pelo novo pacote de estímulos fiscais do governo norte-americano trouxe resultado positivo para os mercados, que permanecem atentos à recuperação econômica global.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião