Governo da China alerta para bolha nos mercados estrangeiros

O principal regulador bancário da China alertou nesta terça-feira (2) para o risco de uma bolha nos mercados internacionais, no mais recente sinal de crescentes preocupações com os elevados preços dos ativos globais.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Ao falar sobre a possível bolha, o presidente da comissão reguladora de bancos da China, Guo Shuqing, afirmou que “os mercados financeiros na Europa e nos EUA estão fora de sincronia com suas economias e alimentados pela política monetária e fiscal”.

“Estou preocupado com o problema da bolha nos mercados financeiros estrangeiros um dia estourar”, completou. “O mercado da China está agora altamente ligado aos mercados estrangeiros e o capital estrangeiro continua a entrar.”

O aviso foi seguido de grandes fluxos de entrada para a China, devido à sua rápida recuperação da pandemia do novo coronavírus (covid-19), e enquanto as autoridades em Pequim buscavam liberalizar o acesso externo ao sistema financeiro rigidamente controlado do país.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Guo, que também é secretário partidário do banco central, disse que a “escala e velocidade” dos ingressos é administrável e acrescentou que, por um lado, os fluxos transfronteiriços devem ser incentivados, mas, por outro, causam volatilidade no mercado interno, o que deve ser evitado.

Para o estrategista chefe da Davos Investimentos, Mauro Morelli, os comentários do órgão regulador chinês sobre uma possível bolha nos mercados internacionais devem ser considerados sobre um contexto maior. Apesar do cenário ser possível, ele não é o mais provável, afirma.

“Sim, existe uma possibilidade de que o mundo hoje esteja vivendo uma bolha. Principalmente nos mercados acionários, mas é difícil imaginar que este é o cenário mais provável e que um órgão regulador deva agir fortemente para evitar essa situação”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

De acordo com Morelli, a pergunta que deve ser feita é sobre o motivo do órgão regulador chinês ter “colocado nesse tom, seus comentários”.

“Basicamente, pois ele está justificando a atitude interna, que é tentar diminuir a alavancagem dos empréstimos. Hoje a economia chinesa é muito alavancada, o nível de empréstimos é muito alto e isso tem preocupado fortemente não só os órgãos reguladores chineses mas o mundo como um todo”.

Após os comentários sobre a bolha, a Ásia teve uma queda no pregão. O índice de referência Hang Seng de Hong Kong fechou em queda de 1,21%, enquanto o índice CSI 300 da China caiu 1,28%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião