Bluefit, rival da Smart Fit (SMFT3), pode levantar até R$ 600 mi com IPO, diz jornal

A oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) da Bluefit, rede de academias rival da Smart Fit (SMFT3), deve movimentar um montante de R$ 400 milhões. Em preparo deste o ano passado, a operação pode girar R$ 600 milhões com a negociação dos lotes suplementar e adicional. A informação é da coluna do Broadcast, de O Estado de S. Paulo.

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A Bluefit protocolou pedido de registro para IPO no início deste mês e deve definir o preço das ações na segunda quinzena de setembro, segundo a reportagem.

A empresa teria realizado pelo menos 70 reuniões com investidores, sob coordenação única da XP, e já contaria com pelo menos cinco fundos interessados.

A companhia aproveita a recepção positiva do IPO da Smart Fit, que recebeu uma demanda 20 vezes superior ao tamanho da oferta em reservas. A oferta da rival movimentou R$ 2,3 bilhões e a lançou para um valor de mercado de R$ 13,9 bilhões.

A Bluefit registrou expressiva taxa de crescimento em números de academias, passando de 7 unidades, em 2016, para 102 unidades em operação (61 próprias e 41 franquias).

Ainda assim, a Smart Fit e a BlueFit vivem momentos diferentes. A primeira, mais consolidada, tem 800 academias no Brasil e expande em outros 10 países, enquanto a segunda possui 105 unidades no mercado doméstico. O valuation, portanto, sairá mais barato.

Bluefit teve prejuízo no 2º trimestre

De acordo com prospecto preliminar enviado à CVM, a Bluefit apurou prejuízo líquido de R$ 6,901 milhões no segundo trimestre deste ano, queda de 44,3% em relação ao mesmo período do ano passado.

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A companhia somou 201 mil clientes ativos em 30 de junho de 2021. Atualmente, a empresa está presente em 15 Estados, além do Distrito Federal, em mais de 50 cidades nas cinco regiões.

A Bluefit somou Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de R$ 5,952 milhões, revertendo o indicador negativo de R$ 8,362 milhões na comparação anual.

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Arthur Guimarães

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