“Black Friday 2021 promete ser a maior em vendas online nos últimos 10 anos”, diz especialista em logística da Pathfind

“A Black Friday deste ano promete ser a maior de todas em vendas pela internet”, diz o especialista em logística e presidente do Conselho de Administração da Pathfind, Antonio Wrobleski. A opinião do especialista vai de encontro com uma pesquisa feita pela Offerwise, que constatou que 70% dos entrevistados pretendem realizar compras online na Black Friday 2021.

“Acredito que o mercado como um todo não vai vender mais, mas o mercado como e-commerce, sim”, diz o especialista.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Wrobleski afirma que há uma tendência de microempreendedores trabalharem no marketplace dos grandes operadores e que os pequenos varejistas vão se destacar nas vendas por e-commerce. “De 1,5 milhão a 2 milhões de empresas se beneficiam com esse processo de colocar seus produtos no mercado on-line. As pequenas e médias empresas, conseguindo estabelecer um objetivo pé no chão, poderão vender pela internet com a ajuda do marketplace dos grandes operadores e realizar muitas vendas nesta Black Friday.”

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Para isso, o especialista recomenda algumas medidas aos empreendedores. “Pesquisar sobre o seu produto e o posicionamento dele no mercado para concluir se há necessidade de aumentar o estoque ou não. Algumas pequenas empresas não têm histórico de vendas de outros anos na Black Friday. Por isso é importante que usem as maiores como referência e inspiração para a logística e fluxo de vendas.”

Para além dos microempreendedores, as grandes companhias também compartilham o otimismo. A Infracommerce (IFCM3) — maior companhia Full Service para negócios digitais — prevê que durante a Black Friday o crescimento orgânico do volume de seus clientes fique entre 30% e 40%, o que equivale a aproximadamente duas vezes o registrado no terceiro trimestre deste ano.

Nesse cenário, a Infracommerce acredita que essa será a melhor Black Friday da sua história e montou um planejamento estratégico que envolve todas as suas áreas de apoio para atender à alta demanda.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Especialista comenta cuidados com fraude durante Black Friday

A Black Friday surgiu nos Estados Unidos, mas o dia de mega liquidação foi importado pelo mercado brasileiro em 2010, completando 11 anos de presença no calendário comercial do país em 2021. No entanto, a iniciativa aqui ficou muito conhecida pelas “falsas promoções”, comenta o especialista em direito internacional, Leonardo Leão.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

“Em 2012, a iniciativa cresceu, rendendo na mesma proporção lucros e polêmicas, como o apelido pejorativo Black Fraude”, explica Leonardo, que é CEO e consultor de imigração e negócios internacionais da Leão Group.

“Nos Estados Unidos, há uma relação clássica de ganha-ganha na Black Friday: os vendedores ganham na quantidade de vendas e os consumidores ao adquirir produtos caros, mas que entram em promoções excelentes nessa época. No Brasil, infelizmente a regulação do direito do consumidor é muito falha e vemos muitos produtos sendo vendidos pela ‘metade do dobro’. Se houvesse promoções como as feitas nos EUA, também haveria uma relação de ganha-ganha entre vendedor e consumidor.”

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/09/960x136-1-1.png

Bruno Galvão

Compartilhe sua opinião