Banco Pan (BPAN4) lidera ranking de reclamações do Banco Central

O Banco Central (BC) divulgou nessa quarta-feira (15) o ranking de reclamações contra bancos no segundo trimestre de 2020. O Banco Pan (BPAN4) foi o primeiro da lista com o maior número de queixas de clientes entre abril e junho.

O ranking do Banco Central, que considera as instituições financeiras com mais de 4 milhões de clientes, aponta que o Banco Pan anotou um índice de 158,89. O indicador explica que o banco fundado por Silvio Santos recebeu 794 reclamações no segundo trimestre desse ano.

Em segundo lugar na lista está o BMG (BMGB4; BMGB11), cujo índice ficou em 99,80. Assim, o banco fundado em Minas Gerais teve 520 reclamações reguladas procedentes. Já o Banco Inter (BIDI3; BIDI4;BIDI11) ficou em terceiro lugar, com um índice de 97,92, contabilizando 557 reclamações no período.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Seguindo a lista, o Santander (SANB3; SANB4)teve 2040 queixas. Assim, o banco que tem cerca de 49.334.145 clientes ficou em 4° lugar no ranking.

Já a Caixa Econômica Federal, banco responsável pelo pagamento do auxílio emergencial de R$ 600, apelidado de coronavoucher, foi a 5° instituição financeira na lista da autarquia, quando recebeu 3053 queixas. O banco estatal contabiliza 115.407.209 clientes.

Posicionamento do Banco Pan

Em nota enviado ao SUNO Notícias, o Banco Pan declarou que “trabalha consistentemente em medidas para melhorar e modernizar produtos, processos e a qualidade do atendimento ao consumidor. Nesse sentido, para evidenciar ainda mais o cliente como centro do negócio, criou uma nova área dentro de sua estrutura dedicada a acompanhá-lo durante toda sua jornada na instituição, reforçando a governança da qualidade do atendimento. A digitalização dos negócios, o investimento em ciência de dados e a consolidação do modelo ágil de trabalho também têm contribuído para melhorar a experiência do consumidor. O PAN reforça sua posição de respeito aos clientes e está à disposição em todos os seus canais de atendimento”.

Ranking de reclamações do Banco Central no primeiro trimestre

No primeiro trimestre desse ano, o Banco Inter foi líder em reclamações de clientes. Vale ressaltar que foi a primeira vez que a instituição apareceu no ranking que leva em conta as instituições com mais de 4 milhões de correntistas.

Logo atrás do Banco Inter no ranking do BC, ficaram o Banco Pan (2º) e o BMG (3º) fechando o pódio de instituições financeiras com mais reclamações no primeiro trimestre de 2020.

Veja também: Banco Pan lidera novamente o ranking de reclamações do BC

De acordo com os dados do Banco Central, o Banco Inter teve 780 reclamações nos primeiros três meses deste ano. Vale destacar que a instituição financeira possui 4,77 milhões de clientes.

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião