Banco do Brasil (BBAS3) não tem conhecimento sobre demissão de André Brandão

O Banco do Brasil (BBAS3) informou ao mercado na manhã desta quarta-feira (14) que  não recebeu nenhuma informação sobre a demissão do presidente da instituição, André Brandão, pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

De acordo com o documento, em referência as notícias veiculadas na mídia sobre a suposta destituição de André Brandão, o Banco do Brasil informou que “não recebeu no âmbito de seus órgãos de governança nenhuma comunicação formal por parte do acionista controlador sobre qualquer decisão a respeito do assunto”.

Na última quarta-feira (13), o jornal “Valor Econômico” noticiou que o presidente Jair Bolsonaro decidiu demitir o presidente do BB. Segundo a publicação, o mandatário teria ficado irritado com a repercussão do fechamento de agências do banco e do plano de demissões voluntárias anunciados na segunda-feira (11).

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

As fontes disseram ao jornal que Bolsonaro não foi informado diretamente e que ele considerou o anúncio inoportuno.

Além disso, o repórter Marcelo D’Angelo da Band News, afirmou ontem que a relação entre o governo e o Banco Central estava desgastada.  A entrada de Brandão para a presidência do BB foi feita pelo atual presidente do BC, Roberto Campos Neto. Segundo o repórter, há um desgaste entre Campos neto e o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Segundo o repórter, havia também por parte do governo uma insatisfação a respeito do desempenho de Brandão e seu compromisso. A crítica é de que o presidente do BB passava muito tempo em São Paulo, ficando longe do centro de comando do banco, em Brasília.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

Após as notícias da demissão de Brandão, os papéis da instituição financeira encerraram o último pregão em queda de 4,94%, negociadas a R$ 37,55. O Ibovespa ontem também encerrou em baixa, com variação negativa de 1,67%, a 121.933,08 pontos.

Banco do Brasil anuncia desativação de 361 unidades físicas

Na segunda-feira, o Banco do Brasil apresentou um conjunto de medidas para o redimensionamento de sua estrutura organizacional. O fato relevante, dentre outras ações, anuncia que a instituição irá desativar 361 unidades físicas.

Segundo o comunicado, serão desativadas 112 agências, 7 escritórios e 242 postos de atendimento. Além disso, 243 agências serão convertidas em postos de atendimento, enquanto oito postos de atendimento se tornarão agências. Segundo a direção do banco, as mudanças irão proporcionar “ganhos de eficiência e otimização” em todo o País.

Outra medida prevista pelo Banco do Brasil é a transformação de 145 unidades de negócios em lojas do banco, sem a oferta de guichês de caixa, com maior vocação para assessoria e relacionamento. Também será realizada a relocalização compartilhada de 85 unidades de negócio.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião