Banco do Brasil (BBAS3) nega mudanças no corpo diretivo

O Banco do Brasil (BBAS3) informou que, até o momento, não recebeu nenhuma indicação para mudança em seu corpo diretivo. A informação foi divulgada por meio de um fato relevante, na noite da última segunda-feira (22).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

“Considerando o teor de notícias veiculadas pela mídia e a oscilação atípica de suas ações nesta data, informa que não recebeu indicação de mudança na composição de seu corpo diretivo”, disse a administração do Banco do Brasil. Ontem, as ações da instituição caíram 11,65%, para R$ 28,83, na onda do tombo das demais estatais.

O movimento vem à tona logo após a demissão do presidente da Petrobras (PETR4), Roberto Castello Branco, que fazia um bom trabalho a frente da petroleira na redução da dívida e desinvestimentos, na visão do mercado.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Mesmo assim, o presidente Jair Bolsonaro disse que “tem que governar, trocar as peças, que porventura, não estejam dando certo”. Integrantes do governo temem que a fala tenha sido direcionada a André Brandão, presidente do BB.

Líder do Banco do Brasil na mira de Bolsonaro

Segundo o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, Brandão está na mira de Bolsonaro. A “mudança que não é de bagrinho, mas sim de tubarão”, como disse o mandatário, pode ter sido direcionado ao presidente do banco estatal.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Insatisfeito com as medidas de redimensionamento anunciadas em janeiro, Bolsonaro já deixou claro a integrantes da equipe econômica que poderá utilizar o momento para indicar outro presidente para o banco, segundo o colunista.

No caso do Banco do Brasil, diferentemente da Petrobras, o presidente da República nomeia o comandante do banco por decreto, não ficando à mercê do Conselho de Administração. Vale ressaltar que o BB é listado no Novo Mercado, mais alto nível de governança corporativa da Bolsa brasileira.

Na teleconferência de resultados, Brandão disse que houve uma “falha de comunicação” entre o Banco do Brasil e Bolsonaro quando o banco anunciou que fecharia mais de 300 agências em todo o país. O plano de reestruturação, contudo, continua vivo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião