Banco Central Europeu (BCE) sobe juros básicos em 75 pontos-base

Com a alta persistente da inflação na zona do euro, o Banco Central Europeu (BCE) decidiu, nesta quinta-feira (8), intensificar o ritmo de aperto monetário e aumentou as taxas básicas de juros em 75 pontos-base.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

De acordo com comunicado da instituição, o BCE elevou sua taxa de refinanciamento de 0,50% para 1,25%, a de depósitos de 0% para 0,75% e a de empréstimos de 0,75% a 1,50%. A decisão veio em linha com as expectativas majoritárias do mercado e segue aumento de 50 pontos-base em julho.

Em agosto, a taxa anual de inflação ao consumidor da zona do euro atingiu o nível recorde de 9,1%, ainda impulsionada pelos efeitos da guerra da Rússia na Ucrânia. Os cortes no fornecimento de gás natural russo à Europa complicaram o cenário e levantaram temores de uma recessão na região.

A presidente do BCE, Christine Lagarde, comenta a decisão ainda nesta quinta-feira em coletiva de imprensa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/11/1420x240-Banner-Materias-1-Consultoria.png

Diante do cenário mais desafiador, o BCE tem pouca escolha a não ser buscar ajuda na política monetária elevando as taxas de juros para fazer frente à alta da inflação, de acordo com Simone Pasianotto economista chefe da Reag Investimentos.

“O euro caiu acentuadamente em 2022, alcançando a paridade com o dólar americano em julho pela primeira vez desde 2002. Embora isso, sem dúvida, cause dificuldades domésticas para os cidadãos dos estados membros da área do euro, euros mais baratos tornam os mercados e ativos europeus atraentes para investidores em busca de ‘pechinchas’ no mercado de capitais, além de ser um bônus para as exportações”, afirma a economista.

Ela ressalta que os governos europeus têm trabalhado arduamente para encontrar algum alívio na alta dos preços de energia para os consumidores. “Mas os preços da energia estão, em última análise, ao sabor do vento soprado pelo governo do presidente russo, Vladimir Putin. Em um pior cenário, com um corte total de gás russo e racionamento obrigatório na UE, a Alemanha entraria em recessão e o crescimento da zona do euro enfraqueceria em 1,4 ponto porcentual”, explicou.

BCE sinaliza novos aumentos de juros nas próximas reuniões para conter inflação

Em comunicado no qual anunciou aumento de juros, o BCE avisou que novas elevações devem ser realizadas nas próximas reuniões para tentar controlar a escalada inflacionária na zona do euro.

Segundo a nota, o BCE considera que a inflação “está muito alta” e deve seguir acima da meta de 2% por algum tempo. Por isso, o aperto monetário buscará conter a demanda e evitar a desancoragem das expectativas de inflação.

“O aumento dos preços da energia e dos alimentos, as pressões de demanda em alguns setores devido à reabertura da economia e os gargalos de oferta ainda estão elevando a inflação”, destaca o texto.

Ainda de acordo com o BCE, o aumento de juros agora visa antecipar a transição de uma política monetária altamente acomodatícia para configurações que reduzam a inflação. “À medida que os atuais motores da inflação desaparecem com o tempo e a normalização da política monetária atinge a economia e a fixação de preços, a inflação cairá”, avalia.

(Com informações do Estadão Conteúdo)

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

Victória Anhesini

Compartilhe sua opinião