B3 (B3SA3) confirma funcionamento no megaferiado em São Paulo

A B3 (B3SA3) confirmou, nesta terça-feira (12), que funcionará normalmente nesta semana, em meio à antecipação dos feriados de Corpus Christi e Consciência Negra, decretado pelo prefeito de São Paulo, Bruno Covas. A medida vem à tona com o intuito de elevar a taxa de isolamento social para enfrentar a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

“A B3 informa ao mercado que manterá todas as suas atividades de registro, negociação, custódia, compensação e liquidação de operações, em horários regulares, nos dias 20/05/2020, 21/05/2020, 22/05/2020 e 25/05/2020” diz o comunicado da companhia.

Garanta acesso gratuito à eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas com um único cadastro. Clique para saber mais.

Em carta enviada ao governador João Doria, 10 entidades, incluindo a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) e a B3, pediram nesta terça-feira que os feriados bancários fosem mantidos em seus dias originais.


Na carta enviada ao governador do estado, as entidades disseram que a “decretação súbita e imprevista” de feriados levanta problemas, “alguns incontornáveis”, de natureza social, operacional e jurídica.

Caso não operasse normalmente, a B3 encontraria problemas operacionais com a “paralisação de milhões de transações”, como diz o comunicado à Doria. Os negócios realizados no mercado à vista de renda variável na última segunda-feira (18), não poderiam ser liquidados na próxima quarta-feira, uma vez que o prazo da B3 é D+2 para a realização do processo.

Além disso, caso não funcionasse no feriado, a companhia, de forma imprevista, não teria a movimentação de aproximadamente R$ 28,43 bilhões por dia no segmento de ações, que considera o mercado à vista e derivativos sobre ações, com base no volume médio diário de abril.

No início desta manhã, a B3 havia divulgado um comunicado o qual dizia que acreditava que “através do trabalho remoto que chega hoje a 95% dos nossos funcionários e das medidas de contingência operacional que já vimos adotando nos últimos 60 dias, seja possível cumprirmos nossa função de infraestrutura crítica e serviço essencial de forma segura”.

A companhia salientou que não haverá mercado de bolsa, negociação e liquidação no dia 11 de junho, quando seria o feriado de Corpus Christi, ficando mantido o calendário original anual, seguindo a determinação do Banco Central (BC).

A cidade irá parar entre a próxima quarta-feira e o próximo domingo. A sexta-feira, segundo a prefeitura, será ponto facultativo. Doria ainda pretende antecipar o feriado de 9 de julho para a próxima segunda-feira (25), expandindo o megaferiado. A medida, no entanto, precisa ser aprovada pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

Mais cedo, o prefeito de São Paulo já havia dito que as instituições financeiras, como os bancos e a própria B3, poderiam funcionar normalmente durante o feriado, “desde que pagassem seus funcionários por isso”.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião