B3 (B3SA3) disponibiliza 4 novos BDRs de ETFs da BlackRock (BLAK34)

A B3 (B3SA3), em parceria com a BlackRock (BLAK34), disponibilizou para negociação quatro novos BDRs de ETFs listados nos Estados Unidos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

Veja a lista dos novos BDRs de ETFs disponíveis na Bolsa brasileira:

B3 (B3SA3) disponibiliza 4 novos BDRs de ETFs da BlackRock (BLAK34)
Novos BDRs de ETFs disponíveis na B3. Foto: Divulgação

A princípio exclusivos para investidores qualificados — com capital investido superior a R$ 1 milhão —, os quatro novos ativos saem na esteira da nova regra da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para negociação dos certificados de depósito de ações estrangeiras, anunciada em agosto de 2020, que autorizou o lançamento de ativos fundamentados em fundos de índice.

Desde novembro do ano passado, foram lançados um total de 69 BDRs de ETFs, sendo 45 deles disponíveis para o investidor pessoa física.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2020/08/ea337072-ebook-investir-no-exterior.png

“Essa abertura coloca no mercado mais quatro produtos para o investidor e, com isso, caminhamos para um mercado cada vez mais diverso e plural,” comentou Rogério Santana, diretor de Relacionamento com Clientes da B3.

Karina Saade, CEO da BlackRock no Brasil, ressaltou a diversificação internacional mais acessível e simples para o brasileiro. “O investidor global adota muito o instrumento passivo como ferramenta de gestão ativa, é uma oportunidade gigante no Brasil, usar o BDR de ETF para uma carteira ativa.”

Número de investidores em BDRs de ETFs cresce em agosto

De acordo com o último Boletim Mensal BDR de ETF, da B3, o número de investidores com posição em custódia saltou de 9.640, em julho, para 10.491, no mês passado.

Houve ainda uma evolução no estoque, que registrou alta chegando a 4.154, em agosto, ante 3.221, no mês anterior.

Apesar da abertura do mercado por parte da CVM, a participação em custódia e em volume de negociação permanece fortemente concentrada em investidores institucionais.

B3 (B3SA3) disponibiliza 4 novos BDRs de ETFs da BlackRock (BLAK34)
Participação por tipo de investidor. Foto: Reprodução Boletim mensal dos BDRs de ETFs

Em agosto, o ativo mais rentável foi o MSCI India (BNDA39), o qual apresentou valorização de 8,2%. O BDR de ETF mais negociado foi o Trust MSCI US (BEGU39), com um volume médio diário de 24,062 milhões.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2020/10/155de22d-relatorio-bdrs-2.0.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião