B2W e Magazine Luiza negociam compra da Netshoes

A B2W e o Magazine Luiza estão negociando para comprar a Netshoes. A aquisição marcaria o fim da trajetória independente da marca de venda online. A informação foi divulgada nesta terça-feira (9) pelo Brazil Journal.

A B2W e a Magazine Luiza estariam já realizando auditorias na empresa. A Goldman Sachs estaria assessorando a Netshoes, enquanto o BTG Pactual a B2W e o JP Morgan o Magazine Luiza.

Saiba mais: Magazine Luiza anuncia compra da startup mineira Softbox

Entretanto, a Centauro também poderia ser tornar a compradora, mas não está entre os concorrentes mais fortes para levar a disputa.

[optin-monster-shortcode id=”npkxlwaleraa8psvnego”]

Netshoes cotada em Nova York

A Netshoes realizou um IPO na bolsa de Nova Iorque em 2017. A empresa de venda de calçados online tem um valor de mercado de US$ 70 milhões (cerca de R$ 269 milhões) e tem uma dívida líquida de R$ 144 milhões.

A empresa tem um valor anual transacionado (GMV) superior a R$ 2,5 bilhões, mas registra um baixo crescimento.

Saiba mais: Netshoes se põe à venda e quatro empresas mostram interesse

O valor da operação deveria ser superior a R$ 415 milhões. Isso caso o comprador não pague um prêmio sobre o preço de mercado.

As ações da empresa subiram mais de 20% na Bolsa após a divulgação da notícia pelo Brazil Journal.

B2W aumenta vendas e reduz prejuízo

Em 2018, a B2W registrou crescimento nas vendas de 32%. A dona dos sites Submarino.com, Americanas.com, Shoptime e Sou Barato registrou prejuízo de R$ 397,4 milhões, comparado com as perdas de R$ 411,4 milhões em 2017.

Já a Magazine Luiza apresentou alta de 36,2% em 2018, chegando a R$ 19,7 bilhões. No período, o e-commerce cresceu 60,1%. O lucro líquido da empresa ficou em R$ 597 milhões em 2018.

Caso a compra da Netshoes se concretize, o Magazine Luiza entrará no segmento de vestuário. Por sua vez, essa seria a primeira aquisição por parte da B2W de um outro player de e-commerce desde a fusão entre Submarino e Americanas.com, que criou a empresa.

Netshoes a venda

Desde setembro de 2018 a Netshoes está a venda. A empresa rendeu-se à pressões de investidores ocasionadas pelos preços cada vez menores de suas ações e iniciou negociações para uma possível cessão. Para isso, contratou o banco de investimento Goldman Sachs para encontrar um sócio ou comprador.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2022/08/Banner-Noticias-1000x325-8.png

Na época, pelo menos quatro empresas demostraram interesse em adquirir a companhia: Lojas Americanas, Mercado Livre, Centauro e a gestora de private equity Advent.

Saiba mais: Lojas Americanas emite R$ 1 bi de debêntures para alongar dívida

O presidente e fundador da empresa, Marcio Kumruian, queria encontrar um sócio para poder manter o controle da empresa inalterado. Entretanto, as empresas interessadas na compra deixaram claro que exigiriam pelo menos o controle e até mesmo a totalidade da Netshoes.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião