Azul (AZUL4) encolhe 60% do segmento internacional em dois anos

A Azul (AZUL4) divulgou os dados referentes às prévias dos seus resultados trimestrais, com os dados de tráfego do mês de dezembro de 2021. No acumulado mensal, a aérea registrou uma alta de 21% no tráfego doméstico de passageiros (RPK) em comparação ao mesmo período de 2019, dois anos atrás, enquanto o tráfego internacional encolheu 60%.

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Ou seja, no somatório, houve uma queda de cerca de 2% no acumulado do RPK da Azul.

“Estes resultados de tráfego do mês de dezembro mantiveram a tendência observada no quarto trimestre de 2021, com forte desempenho na receita nos segmentos de lazer e corporativo. Embora seja cedo para determinar o impacto da variante omicron no Brasil, nossos resultados nos dão confiança nas vantagens competitivas do nosso modelo de negócio e em nossos planos para 2022”, afirma John Rodgerson, CEO da Azul.

Atualmente, em janeiro, Também na última semana, mais de 100 voos da Azul foram cancelados
Atualmente, em janeiro, já foram mais de 100 voos da Azul cancelados

A companhia já teve um impacto notável no segmento internacional por conta das restrições de mobilidade devido às contenções sanitárias – que agora se estendem para o mês de janeiro a fim de evitar a disseminação de doenças virais.

Recentemente, a aérea confirmou ao mercado, após vazamento de comunicado interno aos funcionários na manhã desta quinta (6), que o aumento do número de casos de Covid-19 e influenza entre os empregados gerou um impacto em 10% dos voos programados para janeiro, obrigando a empresa a realizar ajustes para continuar operando.

Azul não informou, porém, o número de cancelamentos nem se houve redução dos passageiros transportados.

Eduardo Vargas

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