AWS e Governo de SP abrem 31 mil vagas para curso de computação em nuvem gratuito

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo e a Amazon Web Services (AWS) anunciaram uma colaboração para expandir o acesso à formação profissional em tecnologia com cursos de computação em nuvem. O acordo foi oficializado por Max Peterson, vice-presidente global da AWS para o setor público, e Jorge Lima, secretário de desenvolvimento econômico, na última quinta-feira (17).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-1.png

O objetivo é capacitar 31 mil pessoas até o ano de 2024.

Inicialmente, ainda este ano, serão oferecidas mil vagas para o curso “Introdução à Programação“, ministrado pela Proz, uma escola de educação profissional. O curso faz parte do programa “Portal Tech”, uma colaboração entre a AWS e a Meta, dona do Instagram e Facebook. O objetivo é expandir o acesso ao conhecimento sobre tecnologias em crescimento, como computação em nuvem, metaverso e marketing digital.

Para o próximo ano, estão previstas mais 30 mil vagas para o curso “Descubra a Nuvem AWS“, ministrado pela DIO, uma plataforma de educação em tecnologia de código aberto. O curso faz parte do programa “Talento na Nuvem”, uma iniciativa desenvolvida em colaboração com a Nexa, que tem como objetivo democratizar o conhecimento sobre a nuvem e promover a diversidade no setor de tecnologia em todo o Brasil.

As inscrições estarão disponíveis a partir de setembro, no portal de Cursos Profissionalizantes do Governo de São Paulo. Para participar, é preciso ter ao menos 16 anos e ser residente no Estado. Haverá prioridade para grupos tecnologicamente sub-representados.

Iniciativa da AWS com o Governo de SP

O secretário de desenvolvimento econômico, Jorge Lima, destacou a importância dessa parceria com a iniciativa privada, afirmando que oferecer capacitação profissional de qualidade em áreas de alta demanda, como Tecnologia da Informação, é uma missão do governo estadual.  

“A parceria com a iniciativa privada será muito benéfica e contribuirá para que viabilizemos políticas públicas de qualificação ainda mais assertivas,” afirmou o secretário.

A iniciativa faz parte dos esforços da AWS para capacitar gratuitamente 29 milhões de pessoas em todo o mundo com habilidades digitais até 2025. Além disso, a empresa está comprometida em promover a diversidade e inclusão no setor de tecnologia.

O Estudo de Habilidades Digitais Globais da AWS de 2021 apontou que três em cada cinco trabalhadores ouvidos não estão confiantes de estar adquirindo habilidades digitais rápido o suficiente para atender às necessidades futuras de carreira. Além de atuais trabalhadores, a iniciativa também se preocupa na formação da próxima geração do mercado de trabalho.

“Para a AWS, colaborar com o Governo de São Paulo para capacitar gratuitamente mais de 30 mil pessoas em uma das tecnologias mais adotadas até 2025, segundo o Fórum Econômico Mundial, significa aumentar a diversidade de profissionais capacitados no setor,” enfatiza Max Peterson, vice-presidente global da AWS. “A ideia é impactar a vida de cidadãos com acesso limitado à profissionalização.”

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-1.png

Camila Paim

Compartilhe sua opinião