Avianca: governo estuda liberar slots da companhia de forma temporária

O governo está estudando liberar slots da Avianca para outras companhias aéreas. As informações são do colunista do “G1”, João Borges.

Slots são autorizações de pousos e decolagens. Nos últimos dias, a Avianca  foi obrigada a devolver aeronaves para empresas de leasing por falta de pagamento. A aérea passa por uma recuperação judicial.

Saiba mais – Avianca: empresas estrangeiras estariam interessadas em leilão da companhia

A situação levou o governo a debater a possibilidade de agilizar o projeto que permite o aumento de capital estrangeiro nas companhias aéreas. No último dia 26 de abril, a Câmara aprovou a proposta que foi enviada para o Senado.

Aérea cancela quase 2 mil voos

A Avianca cancelou cerca de 2 mil voos até o próximo dia 28 de abril. As informações foram disponibilizadas pela companhia aérea em seu site. As causas desses cancelamentos são ligadas as medidas tomadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A Anac já decretou o cancelamento de 18 matrículas de aeronaves da Avianca. Uma medida que cumpriu uma decisão judicial que determinou a reintegração de posse das aeronaves para as empresas de leasing que eram donas dos aviões.

Para tentar minimizar os efeitos negativos dessas medidas, a Anac recomenda que os passageiros que compraram passagens com a Avianca fiquem atentos aos comunicados da empresa sobre a situação dos voos. Em caso de dúvida, os passageiros deverão buscar informações no site da companhia aérea ou pelos canais de atendimento telefônico, eletrônico ou presencial.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Por sua vez, a Avianca se comprometeu com a Anac a informar com antecedência mínima de 72 horas os voos que serão cancelados.

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) notificou a Avianca pedindo informações sobre: o número de assentos vendidos pela empresa; como está sendo feita a distribuição de assentos e eventuais riscos de mais voos serem cancelados.

Saiba mais: Avianca: sindicato processa aérea e pede pagamento de multa a funcionários

Segundo a secretaria, os consumidores lesados pela Avianca poderão apresentar suas reclamações na plataforma consumidor.gov.br, que pode ser acessada por navegador ou por aplicativo próprio disponível para os sistemas Apple e Android.

“Quer saber mais sobre o IPO do Uber? Baixe aqui o relatório completo GRATUITO”

Renan Dantas

Compartilhe sua opinião