Arezzo (ARZZ3) e Grupo Soma (SOMA3) fecham acordo de fusão, diz jornal

A Arezzo (ARZZ3) e o Grupo Soma (SOMA3) teriam fechado hoje (4) um novo acordo de fusão, segundo informações apuradas pelo jornal Valor Econômico.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-1.png

O jornal diz que o acordo será assinado ainda hoje (4), depois da aprovação do conselho de administração do Grupo Soma, que teria acontecido na manhã deste domingo, conforme apontaram fontes próximas ao assunto.

A fusão da Arezzo com o Grupo Soma acontece depois de 2 anos de uma tentativa “fracassada” de combinação de negócios entre as duas empresas.

No setor de varejo, a fusão de Arezzo e Grupo Soma é a maior em cerca de 13 anos – desde 2011 – quando Raia e Drogasil se juntaram.

A nova companhia formada pela união de Arezzo e Soma entraria para a lista das 20 maiores empresas de varejo do Brasil, de acordo com informações do ranking da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).

Ainda segundo o Valor, o presidente da nova empresa seria Alexandre Birman, que é o atual CEO da Arezzo. Já Roberto Jatahy, atual CEO do Grupo Soma, atuaria como o novo CEO da divisão de vestuário feminino da empresa combinada.

Como vai funcionar a fusão de Arezzo e Grupo Soma?

A criação da nova companhia seria realizada por meio da troca de ações, de maneira proporcional ao valor de mercado de cada uma das empresas antes da fusão.

Nesse caso, o acordo prevê que os investidores da Arezzo devam receber 55% das ações da empresa combinada, enquanto os acionistas do Grupo Soma devem ficar com 45% dos papéis da nova empresa, já incluindo nesse cálculo os acionistas controladores.

O conselho de administração da empresa contará com um total de 7 membros, sendo 3 da Arezzo, 3 do Grupo Soma e 1 nome a ser decidido de forma conjunta pelas companhias, que deve assumir como presidente do conselho.

No lado da Arezzo, a assessoria financeira foi realizada pelo Itaú BBA, enquanto o conselho do Grupo Soma foi avaliado pelo JPMorgan. Já o assessor da operação é a XP, ainda segundo o jornal.

Conforme aumentavam os rumores de que esse acordo de fusão estava próximo, as ações da Arezzo e Soma tiveram forte valorização na Bolsa de Valores.

Enquanto as ações do Grupo Soma tiveram ganhos de 10,94% na semana, os papéis da Arezzo tiveram alta de 8,44% nesse período.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

João Vitor Jacintho

Compartilhe sua opinião