Arábia Saudita desabilita cinco exportadores de carne de frango do Brasil

A Arábia Saudita, desabilitou cinco frigoríficos brasileiros exportadores de sua lista. O país árabe é o maior importador de carne de frango do Brasil.

Atualmente, 67 frigoríficos brasileiros estão habilitados a realizar exportações para a Arábia Saudita. No entanto, apenas 30 exportavam efetivamente.

Após a decisão de desabilitar os frigoríficos, restam 25 empresas devidamente habilitadas à exportar.

Entre as cinco empresas descredenciadas pelos árabes, estão unidades da BRF e da JBS.

Conforme publicado pela Folha de S.Paulo, o governo brasileiro foi comunicado do descredenciamento por meio de uma mensagem dos árabes.

De acordo com pessoa do setor ouvidas pelo veículo, a suspeita é de que a ação da Arábia Saudita seja uma resposta à transferência da embaixada de Tel Aviv para Jerusalém, em Israel. Desta forma, o país árabe estaria criando barreiras econômicas contra o Brasil

Importações para a Arábia Saudita

Embora seja o maior importador de frango brasileiro, as importações para a Arábia Saudita já apresentam dificuldades.

O país fechou 2018 com 14% das exportações do Brasil no setor. No entanto, nos últimos dois anos a quantidade do produto que destina ao país tem caído de forma significativa.

De acordo com o relatório do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic), a exportação do produto apresentou um recuo de 21% em 2018, quando comparado a 2017.

Entretanto, a suposta causadora da queda é a Operação Carne Fraca, da Polícia Federal, que teve início em março de 2017 e investiga fraudes laboratoriais no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e irregularidade de frigoríficos de grandes companhias.

Saiba mais: Exportações do agronegócio batem recorde e ultrapassam US$ 100 bi

Bolsonaro e transferência da embaixada

Em novembro de 2018, logo após ser eleito, o presidente Jair Bolsonaro confirmou que irá transferir a embaixada de Tel Aviv para Jerusálem, em entrevista ao jornal “Israel Hayom”.

Além disso, Bolsonaro afirmou que não considera a Palestina um país.

De acordo com o presidente, a ideia de mudar a embaixada brasileira de endereço não é apenas um promessa de campanha. Desta forma, o presidente seguiria os passos de Estados Unidos e Guatemala.

Atualmente, a Arábia Saudita foi responsável por 14% das exportações de carne de frango do Brasil em 2018. A segunda maior importadora, a China detém 11%.

Produtores brasileiros se manifestam

Em nota, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), entidade que reúne empresas e produtores agroindustriais de aves, ovos e suínos do Brasil, respondeu à decisão da Arábia Saudita:

“A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) confirma que a Arábia Saudita mantém a autorização de 25 plantas frigoríficas de carne de frango, entre 58 habilitadas para exportar ao país árabe. As empresas autorizadas constam em uma lista divulgada pelas autoridades sauditas. As razões informadas para a não autorização das demais plantas habilitadas decorrem de critérios técnicos. Planos de ação corretiva estão em implementação para a retomada das autorizações. A ABPA está em contato com o Governo Brasileiro para que, em tratativa com o Reino da Arábia Saudita, sejam solvidos os eventuais questionamentos e incluídas as demais plantas.”

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião