Após queda brusca, Ibovespa inicia esta quinta-feira em alta

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo, a B3, iniciou o pregão desta quinta-feira (7) em alta.

Por volta das 10h20, o Ibovespa registrou um crescimento de 0,87% e soma 95.454,88 pontos.

No entanto, a alta acontece logo após a queda brusca da última sessão, onde o índice registrou uma baixo de -3,74%, sendo o pior pregão desde a greve dos caminhoneiros.

Bolsas internacionais

  • Nasdaq (Estados Unidos): queda de -0,36%;
  • FTSE 100 (Reino Unido): queda de -0,25%;
  • Nikkei (Japão): queda de -0,59%;
  • CAC 40 (França): queda de -0,63%.

Principais assuntos que podem movimentar o mercado nesta quinta-feira (7).

  • Reforma da Previdência;
  • Desastre da Vale;
  • Taxa Selic.

Reforma da Previdência

Na última quarta-feira (6), em entrevista à “GloboNews”, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, reafirmou que a proposta da reforma da Previdência é a prioridade da Casa.

De acordo com Maia, a reforma deverá seguir o processo da Proposta Emenda à Constituição (PEC) e com isso o governo terá o tempo suficiente para se organizar e conseguir os votos necessários para a aprovação do texto. O tempo também será suficiente para que o presidente Jair Bolsonaro se recupere da cirurgia da bolsa de colostomia.

Além disso, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que a nova proposta também incluirá uma reforma trabalhista. No entanto, a parte trabalhista apresentará dois rumos para o mercado de trabalho:

  1. Novo: desconstitucionalizado, desregulamentado e com mais ofertas de emprego;
  2. Antigo: regulamentado pela Justiça do Trabalho, sindicatos e menos empregos.

Desastre da Vale

A Polícia Federal identificou uma troca de e-mails entre profissionais da Vale (VALE3) e duas empresas vinculadas à segurança da barragem de Brumadinho. Os e-mails confirmam que a empresa já tinha conhecimento de problemas nos dados de sensores responsáveis por monitorar a estrutura.

Até o momento da publicação, foram confirmadas 150 mortes e 182 pessoas permanecem desaparecidas. Devido ao rompimento de barragem da Vale em Brumadinho. As informações são do “G1”.

Saiba mais: Vale sabia de problemas em sensores de barragem, segundo e-mails

Por meio de nota, a Vale declarou que no segundo dia útil após o rompimento da barragem, documentos e e-mails foram entregues à Polícia Federal e aos procuradores da República.

“A companhia se absterá de fazer comentários sobre particularidades das investigações de forma a preservar a apuração dos fatos pelas autoridades”, diz a nota.

Taxa Selic

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) anunciou nesta quarta (6) que mantém a taxa básica de juros da economia, a Selic, em 6,5% ao ano.

Saiba mais: Copom mantém Selic em 6,5% ao ano; é a 7ª manutenção seguida

Trata-se da sétima manutenção da Selic consecutiva. Desde o começo da série histórica da instituição em 1986, é o menor patamar para a taxa básica de juros.

Última cotação

No último pregão, o Ibovespa registrou a pior marca desde a greve do caminhoneiros. A queda foi de 3,74% e índice ficou com 94.635,57 pontos.

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião