Americanas (AMER3) e Lojas Americanas (LAME4) estudam listagem conjunta no Novo Mercado

A Americanas (AMER3) pretende fazer uma reorganização societária após sua reorganização operacional, anunciada em abril deste ano. A varejista anunciou nesta segunda-feira (18) que fará uma combinação de negócios com as Lojas Americanas (LAME4), juntando as bases acionárias das companhias.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Em fato relevante, a Americanas informa que estuda essa reorganização societária com o objetivo final de migrar sua base acionária para uma nova sociedade, com sede no exterior. Nesse sentido, as ações seriam listadas em uma das bolsas de Nova Yoork, NYSE ou NASDAQ.

Enquanto avaliam essa possibilidade, as companhias pretendem uma reorganização societária anterior à listagem internacional aqui no Brasil. A combinação será das respectivas bases acionárias de Americanas e Lojas Americanas no Novo Mercado da B3.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

“A análise dessa oportunidade está, no momento, em andamento, em nível operacional, devendo o seu resultado, quanto à conveniência e viabilidade jurídica, ser submetido à administração das companhias”, diz fato relevante.

A varejista ainda acrescenta que, se for o caso, a decisão se levada à manifestação dos acionistas, “não havendo até o momento qualquer decisão a esse respeito, quer quanto à própria reorganização, quer quanto à estrutura jurídica que a mesma poderia tomar”.

Nova Estrutura Americanas (AMER3)
Resultado da reorganização societária das Americanas. Foto: fato relevante 28.04.2021

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Americanas dispara no Ibovespa após venda do GPA impulsionar varejistas

De carona com a valorização do GPA (PCAR3), a maioria das varejistas registraram ganhos na sexta-feira (15). A Americanas subiu 9,18%.

Na semana, a ação da Americanas acumulou 11% de ganhos no Ibovespa, saindo de R$ 33,59 na segunda (11) para R$ 37,45 após as operações de sexta (15).

Também influenciou a cotação da Americanas nesta semana a divulgação das vendas do varejo no Estados Unidos. As empresas de varejo daqui refletiram o otimismo provocado pelo crescimento inesperado do indicador, que avançou 0,7% em setembro na comparação com agosto, diante da expectativa de contração de 0,2%.

Além disso, em vista do cenário macroeconômico do Brasil, analistas dizem que as ações das varejistas, como Americanas e sua similar, estão sendo negociadas com grandes descontos e preveem um movimento de ajustes na proximidade da Black Friday, em novembro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/09/960x136-1-1.png

Monique Lima

Compartilhe sua opinião