Americanas (AMER3) contrata Camille Faria, então CFO da TIM (TIMS3)

A Americanas (AMER3) já tem um nome para ocupar a posição de CFO da empresa: Camille Faria, a CFO da TIM Brasil (TIMS3). Na tarde desta terça-feira (17) a varejista confirmou a informação que foi adiantada pelo Brazil Journal. Camille permanecerá na empresa de telefonia até 31 de janeiro de 2023.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/06/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Segundo comunicado enviado ao mercado, o Conselho de Administração da AMER3 aprovou a indicação de Camille para ocupar o cargo de Diretora Financeira e de Relações com Investidores, cujo mandato se iniciará em 1° de fevereiro.

Desde a manhã desta terça-feira (17), já circulavam rumores de que a executiva estava sendo sondada para a posição de diretora financeira na Americanas. De acordo com o site Pipeline, do Valor Econômico, Camille era um dos nomes indicados por Sergio Rial para a função.

Camille Faria na Americanas

O nome de Camille Faria como nova CFO da Americanas não é por acaso. A executiva tem um longa experiência no mercado financeiro, com passagens por instituições como Bradesco BBI, Bank of America (BofA) e Morgan Stanley.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

No entanto, pode ter sido a atuação de Camille na Oi (OIBR3) que despertou a atenção da varejista. Na empresa de telefonia, a executiva foi contratada como CFO em outubro de 2019 e viveu a experiência da recuperação judicial da Oi, que acumulava dívidas na ordem de R$ 60 bilhões.

Posteriormente, no final de 2021, Camille assumiu a posição de CFO da Tim, empresa em que ela trabalha oficialmente. A executiva permanecerá na empresa até o dia 31 de janeiro de 2023.

Sergio Rial abre o jogo sobre presidência relâmpago

Sergio Rial abriu o jogo sobre o período de nove dias em que atuou como presidente da Americanas, quando descobriu o rombo contábil de cerca de R$ 20 bilhões na companhia. Nesta terça (17), o ex-CEO da varejista ressaltou que “jamais transigiria” a sua biografia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Em um texto publicado no LinkedIn, o ex-Santander Brasil (SANB11) explicou que uma das suas primeiras tarefas na varejista foi entrevistar os executivos remanescentes junto com Andre Covre, ex-CFO da companhia.

Assim, a dupla identificou o rombo na Americanas e levantou as informações divulgadas no fato relevante da última quarta (11) “com transparência e fidedignidade”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Com a descoberta das inconsistências contábeis da Americanas, Rial e Covre pediram demissão da companhia. Essa decisão também surpreendeu o mercado, tendo em vista o pouco tempo em que a dupla estava na liderança do negócio.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Janize Colaço

Compartilhe sua opinião